Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

UEFA

Ultimato a Sporting e FC Porto. Ou pagam dívidas ou são excluídos da Europa

03 dez, 2021 - 23:57 • Redação com Lusa

Os dragões terão, ainda, de pagar uma multa de 300 mil euros e os leões de 250 mil. Também o Santa Clara está em risco de exclusão das competições europeias por três temporadas.

A+ / A-

Sporting e FC Porto têm até ao final de janeiro para comprovar o pagamento de dívidas, caso contrário serão excluídos das competições europeias por três temporadas, anunciou esta sexta-feira o organismo de controlo financeiro (CFBC) da UEFA.

Os dois clubes portugueses terão, ainda, de pagar multas de 300 mil, para os dragões, e 250 mil euros, para os leões, pelo incumprimento da regra de não existirem dívidas de salários, direitos de transferência ou pagamentos de natureza social.

Também o Santa Clara está na lista de oito clubes advertidos pela CFBC da UEFA pelas regras do "Fair Play" Financeiro. Os açorianos deverão pagar um valor de 75 mil euros.

Os outros cinco clubes em causa são Astana (Cazaquistão), Cluj (Roménia), CSKA Sófia (Bulgaria), Bétis (Espanha) e Mons Calpe (Gibraltar). A multa ao FC Porto é, de todas, a mais elevada. O Mons Calpe, que terá de pagar 15 mil euros, tem a coima mais baixa.

Se os clubes não apresentaram o comprovativo de inexistência de dívidas até 31 de janeiro de 2022, ficam excluídos por três épocas (2022/23, 2023/24 e 2024/25) das competições europeias para que venham a qualificar-se.

Face às enormes perdas na indústria do futebol por causa da pandemia da Covid-19, a UEFA está a rever o atual sistema de "Fair Play" Financeiro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+