Tempo
|
A+ / A-

Luís Gonçalves

"Fábio Vieira foi pensado como dispensável nos sub-15 do FC Porto"

20 set, 2021 - 12:45 • João Paulo Ribeiro

Luís Gonçalves, antigo selecionador de Moçambique, trabalhou com alguns dos talentos que têm sido opção para Sérgio Conceição. Seleção nacional será passo natural para Vitinha e Fábio Vieira.

A+ / A-

Fábio Vieira esteve perto de ser dispensado pelo FC Porto. A revelação a Bola Branca do antigo treinador dos sub-15 do FC Porto, Luís Gonçalves.

Com três assistências para golo, Fábio Vieira foi o melhor em campo para a Renascença, na goleada por 5-0 sobre o Moreirense, com que a equipa de Sérgio Conceição regressou às vitórias, depois dos empates em Alvalade e Madrid.

Numa entrevista a Bola Branca, Luís Gonçalves, ex-selecionador de Moçambique, assinala o bom desempenho que estão a ter vários jogadores que ajudou a formar no FC Porto. O caso de Fábio Vieira, que esteve na lista de dispensas dos sub-15 portistas, permite a Luís Gonçalves um sorriso muito especial.

"Quando era sub-15, o Fábio Vieira não jogava sempre e foi pensado como dispensável, por algumas pessoas. Eu pedi para lhe darem tempo porque há que perceber que, em certos miúdos, o talento está lá, a vontade e a motivação intrinseca estão lá e há que dar-lhes tempo para crescer. Quem trabalha na formação tem de entender isso", diz.

"Estou muito satisfeito por ver o Fábio a este nível, nunca tive dúvidas da capacidade, talento e irreverência dele. O Fábio sempre foi muito irreverente e, dentro de certos limites, isso é um trunfo para qualquer jogador. Estes jogadores têm sabido aproveitar as oportunidades", continua.

Seleção principal na mira

Frente ao Moreirense, Fábio Vieira e Vitinha entraram de início e foram importantes na goleada do FC Porto. Luís Gonçalves aponta a seleção A de Portugal como um passo natural na carreira de ambos os jogadores do Porto.

"O Vitinha e o Fábio Vieira foram chamados à seleção de sub-21 ainda tendo idade de sub-19. Têm mostrado capacidade de resposta nesse patamar e claro que os vejo, num futuro não muito distante, serem opção para a seleção A. Somos um país pequeno mas temos imensos talentos futebolísticos fruto do trabalho de excelência que tem sido feito na formação, em Portugal", acrescenta.

Luís Gonçalves tem especial gosto em ver a geração de 2000 brilhar no futebol português.

"Treinei grandes jogadores na equipa sub-15 do FC Porto quando estive ao serviço dessa grande instituição. Dá-me um gozo enorme ver estes jogadores singrarem. O Vitinha, Fábio Vieira e João Mário têm sido opção no FC Porto, o Romário Baró, emprestado ao Estoril, ainda ontem defrontou o Sporting e o Afonso Sousa tem estado muito bem no Belenenses SAD. Entre outros, porque a geração de 2000 é muito forte. Tive o privilégio de estar com eles e transmitir alguma coisa do meu conhecimento", diz, com orgulho.

Luís Gonçalves tem um vasto currículo profissional. Depois de ter deixado a seleção de Moçambique, o treinador, de 49 anos de idade, está agora no mercado.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+