Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

FC Porto. Ministério Público investiga transferências de Éder Militão

15 jul, 2021 - 14:51 • Redação

Mudança do central brasileiro para o Real Madrid, por 50 milhões de euros, terá rendido, segundo o "Público", mais de 9,5 milhões de euros em comissões ao intermediário Bruno Macedo, um dos arguidos da operação "cartão vermelho".

A+ / A-

O Ministério Público estará a investigar as transferências de Éder Militão do São Paulo para o FC Porto, em 2018, e do Dragão para o Real Madrid, em 2019, segundo avança o jornal "Público", esta quinta-feira.

O defesa-central brasileiro, de 23 anos, que custara 8,5 milhões de euros (sete milhões pela transferência em si e cerca de 1,5 milhões de encargos adicionais) ao FC Porto, por 90% do passe, rumou a Espanha a troco de 50 milhões, algo que se traduziria numa mais-valia de cerca de 38 milhões. No entanto, a SAD portista só terá declarado uma mais-valia efetiva de aproximadamente 28,5 milhões de euros no relatório e contas.

A diferença, mais de 9,5 milhões de euros, terá servido para pagar serviços de intermediação prestados pela BM Consulting, Lda., empresa de Bruno Macedo, um dos arguidos da operação "cartão vermelho", que levou à detenção do presidente suspenso do Benfica, Luís Filipe Vieira, e pela Bertolucci Assessoria e Propaganda Esportiva, do agente brasileiro Leonardo Bertolucci, sócio do empresário atualmente detido.

Segundo a revista "Sábado", este caso faz parte de uma investigação maior aos empresários Alexandre Pinto da Costa (filho do presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa), Pedro Pinho e Bruno Macedo, que terão ligações entre si, assim como a outros intermediários.

Negócio com Altice também investigado


Bruno Macedo também terá estado envolvido nas negociações dos direitos televisivos entre FC Porto e Altice, então MEO (que pertencia à PT, comprada pela Altice). A TVI24 adianta que estão em causa suspeitas de pagamento de uma comissão de 20 milhões de euros ao empresário e, por consequência, desvio de dinheiro para a família Pinto da Costa.

A empresa francesa Altice confirmou à TVI24 que celebrou "um acordo de prestação de serviços com a BM Consulting", com o intuito de "mediar nos contactos e negociações com diversos clubes de futebol".

Em declarações à CMTV, Carlos Rodrigues Lima, subdiretor da revista "Sábado" explicou as suspeitas envolvidas: "Tal como no processo de Luís Filipe Vieira, onde foi revelado que o dinheiro circulava dos empresários para o presidente do Benfica, no FC Porto há uma suspeita que em alguns negócios possa ter existido esse tipo de circuito", esclareceu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mor Jo
    16 jul, 2021 Bola 17:23
    Cheira mal, muito mal!
  • Dora Roxo
    15 jul, 2021 V. N. de Gaia 14:20
    E a transferência do João Flopix não é investigada? Há 120 milhões de razões para tal. Ou só é investigada por ser compra/venda do FCPorto?

Destaques V+