Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Aloísio: "FC Porto tem condições para vencer o Sporting"

24 fev, 2021 - 12:45 • José Barata com Redação

O antigo central dos dragões sublinha a importância de uma vitória dos azuis e brancos para relançar o campeonato.

A+ / A-

Aloísio considera que o FC Porto está num bom momento e que nesta altura tem condições para impor a primeira derrota ao Sporting no campeonato.

O antigo defesa portista entende que a vitória sobre a Juventus para a Liga dos Campeões (2-1) poderá servir de inspiração para os dragões alcançarem um triunfo no clássico de sábado e se manterem na corrida pelo título.

"Acredito que o Porto tem condições para vencer o Sporting e no futebol tem de se pensar assim. Sabendo das capacidades dos seus jogadores, Sérgio Conceição vai apresentar uma equipa competitiva, que tem ainda a motivação de ter vencido a Juventus na Liga dos Campeões. E é importante para o FC Porto vencer para poder manter a esperança na conquista do campeonato", afirma Aloísio.

O Porto está a 10 pontos do Sporting, no segundo posto do campeonato, e em caso de vitória no jogo da 21.ª jornada fica a sete pontos. Uma diferença ainda significativa que Aloísio justifica com uma diferença de coesão entre leões e dragões.

Jogos a mais do FC Porto e qualidade do Sporting

O elevado número de jogos disputados pelo FC Porto, em comparação com o Sporting, é também um fator que, na opinião do antigo defesa, contribuiu para o crescimento do fosso entre os dois clubes na tabela classificativa.

"Jogar três ou quatro competições não é fácil e jogar na Liga dos Campeões é um desgaste muito grande. É necessário ter um plantel com muitos jogadores de qualidade, que permita ao treinador fazer a troca de alguns atletas sem perder a qualidade da equipa. O Porto em alguns momentos perdeu a coesão pelos jogos da Champions e não foi tão poderoso e dominante em algumas partidas como deveria. Perdeu alguns pontos no campeonato em jogos que poderia ter ganho, ao contrário do Sporting que manteve a coesão e a regularidade", considera, em entrevista a Bola Branca.

Acreditando que o FC Porto poderá manter-se na corrida pelo título, Aloísio elege o Sporting como principal candidato. O antigo central destaca que a equipa de Rúben Amorim, treinador a quem reconhece muita qualidade, "joga um futebol muito objetivo, com uma dinâmica muito bom e com qualidade em todos os setores".

"Acho que é um Sporting que as pessoas já não viam há muito tempo. Não é uma equipa perfeita, mas é muito homogénea e está no caminho para o título", admite.

A revelação Conceição

Em destaque nos últimos três jogos do Porto esteve o filho de Sérgio Conceição, Francisco Conceição. O jovem avançado estreou-se com alguns minutos pela equipa principal frente ao Boavista, fez o primeiro jogo na Liga dos Campeões com a Juventus e foi decisivo no lance do penálti que permitiu ao Porto sair vivo dos Barreiros, frente ao Marítimo, para o campeonato.

Aloísio sublinha a importância de o FC Porto valorizar os jovens formados no Olival e elogia a qualidade evidenciada por Francisco Conceição.

"O Francisco Conceição tem uma boa base. Tem o apoio dos seus colegas mais velhos e isso é importante para um miúdo que está na equipa principal e que está a aprender uma coisa nova na carreira. Tendo o pai como treinador e principal referência, com certeza lhe dá mais confiança, mas também mais responsabilidade. Mas é um miúdo com grandes qualidades e não é pelo pai que está na equipa A do Porto, mas sim pela qualidade. É importante o FC Porto ter jogadores da sua formação na equipa principal, que mesmo sendo novos têm um grande potencial pela frente", entende.

Aloísio foi protagonista em clássicos pelo Porto ao longo de 11 temporadas consecutivas, entre 1990 e 2001. Nesse período em que se sagrou sete vezes campeão nacional viu o Sporting celebrar a conquista do título na época de 99/2000.

O FC Porto-Sporting da 21.ª jornada do campeonato está agendado para as 20h30 de sábado e tem relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+