Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Lúcio Correia

"FC Porto tem legitimidade para recorrer do castigo a Luis Díaz"

11 fev, 2021 - 14:03 • Carlos Dias com Redação

Lúcio Correia baseia o seu fundamento no exemplo de João Palhinha, que depois de recurso do Sporting está com amarelo suspenso, a aguardar decisão do Tribunal Arbitral do Desporto. O especialista em direito desportivo considera que o futebol precisa de abreviar tempo das decisões.

A+ / A-

Lúcio Correia, especialista em direito desportivo, considera que o FC Porto "tem legitimidade para recorrer do castigo a Luis Díaz" no jogo com o Sporting de Braga.

O "caso Palhinha", que continua a aguardar desfecho, serve de argumento. "Abre um precedente enorme e toda a gente pode ir à procura da retirada de cartões", entende Lúcio Correia ouvido por Bola Branca.

O especialista defende que, "de uma vez por todas, tem de haver uma decisão jurisprudencial orientadora para evitar que toda a gente se sinta legitimada para tal". "O FC Porto pode naturalmente recorrer do castigo aplicado pelo Conselho de Disciplina, mas isso não significa que seja certo de que se tenha outro caso Palhinha”, acrescenta.

Lúcio Correia considera que é urgente uma clarificação e reformulação dos regulamentos. A definição de prazos mais curtos para a tomada de decisões de foro disciplinar pode até passar, admite, pela redução de instâncias de recurso.

"Vivemos um tempo algo estranho. mas o desporto precisa de outros prazos, talvez de menos instâncias para decidir. Os prazos têm de ser muito curtos, porque ninguém vai perceber que uma decisão de casos Palhinha, Luís Diaz ou de outro clube qualquer, possa demorar nove, 10, 11 meses. Ninguém percebe isto”, observa o professor de Direito do Desporto, Lúcio Correia, em entrevista à Renascença.

Expulsão de Díaz, ameaças a Luís Godinho

Luis Díaz foi expulso no jogo com o Sporting de Braga, a contar para a Taça de Portugal, num lance em que atingiu David Carmo, lesionando-o com gravidade. Os portistas contestam a decisão do árbitro Luís Godinho, que foi consultar as imagens após sugestão do VAR Hugo Miguel.

Pinto da Costa, presidente do FC Porto, fez uma declaração à imprensa em que se referiu a provocações feitas ao clube e que teriam de parar. Apelou à serenidade dos adeptos. Uribe também foi expulso, após agressão a Ricardo Esgaio.

Após o jogo, o árbitro Luís Godinho recebeu mensagens telefónicas com ameaças de morte. O Conselho de Arbitragem já veio a público condenar essas ameaças e informar que o caso está a ser investigado pelas autoridades.

Em declarações à Renascença, o presidente da APAF, Luciano Gonçalves, apelou para que os responsáveis tomem uma atitude para terminar com este tipo de situações "inadmissíveis", "de terceiro mundo".

[notícia corrigida às 16h55. Lúcio Correia disse à Renascença que o FC Porto poderá recorrer do castigo que poderá ser aplicado a Luis Díaz e não do cartão vermelho mostrado ao jogador, como estava erradamente escrito]

Tópicos
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Abilio Pereira
    11 fev, 2021 Rio Tinto 15:07
    Vermelho nunca deveria ser mostrado, muito menos ao jogador do Porto!.. A haver penalização seria para o Braga este jogador foi vítima da sua investida leviana quem sabe ele não quereria partir a perna a Dias?... São maneiras de ver os Jogos com óculos Vermelhos Haja paciência com tanta incompetência na Arbitragem Minha Opinião!..

Destaques V+