Tempo
|
A+ / A-

Operação Fora de Jogo. Casillas confirma buscas das Finanças

04 mar, 2020 - 18:56 • Lusa

O ex-guardião do FC Porto e candidato à Real Federação Espanhola, que se encontra em Madrid, mostrou-se "absolutamente tranquilo" com a investigação e manifestou "plena confiança" na justiça portuguesa.

A+ / A-

O ex-guarda-redes do FC Porto Iker Casillas confirmou que a Autoridade Tributária (AT) portuguesa realizou buscas ao seu domicílio, no âmbito da operação 'Fora de Jogo', anunciada hoje pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

"Esta manhã, a Autoridade Tributária e Aduaneira [AT] portuguesa deslocou-se ao meu domicílio no Porto, tal como foi a outros 76 domicílios de sociedades desportivas, jogadores e clubes, para recolher documentação. Coloquei-me à inteira disposição deles. A transparência é um dos meus princípios", escreveu Casillas na rede social Twitter.

De acordo com um comunicado também divulgado na página do ex-guardião, Casillas, que se encontra em Madrid, mostrou-se "absolutamente tranquilo" com a investigação e manifestou "plena confiança" na justiça portuguesa.

Iker Casillas, de 38 anos, chegou em 2015 ao FC Porto, clube que representou até ao mês passado, durante o qual anunciou o fim da carreira de futebolista, para se candidatar à presidência da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF).

A Procuradoria-Geral da República (PGR) anunciou hoje a realização de buscas em diversas sociedades de clubes de futebol, dirigentes, escritórios de advogados e agentes intermediários, no âmbito da operação 'Fora de Jogo'.

A operação em curso baseia-se num inquérito dirigido pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) do MP e numa investigação a cargo da Direção de Serviços de Investigação da Fraude e de Ações Especiais (DSIFAE) da AT.

Ainda segundo a PGR, em causa estão "factos suscetíveis de integrarem a prática de crimes de fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais".

As SAD de Benfica, FC Porto, Sporting, Sporting de Braga e Vitória de Guimarães confirmaram a realização de buscas, atestando a disponibilidade para colaborarem com as autoridades.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+