Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mundial de 2022

Messi, o mago consagrado. Os recordes que Lionel bateu na final do Qatar

18 dez, 2022 - 18:30 • João Carlos Malta

O astro passa a ser o jogador argentino com mais golos, em fases finais, mais minutos e mais vitórias. Messi foi eleito o melhor do Mundial do Qatar.

A+ / A-

Terminou o Mundial do Qatar de 2022 com a Argentina a sagrar-se campeã do mundo pela terceira vez na história. E há um astro do futebol, que no Qatar subiu mais um degrau no Olímpo em que já residia: chama-se Lionel Messi.

E nesta final com a França, vencida nas grandes penalidades (4-2), o número 10 da alvi-celeste alcançou não só o tão desejado título mundial que perseguiu durante toda a carreira, e que tão perto esteve de ganhar em 2014, quando os sul-americanos perderam na final com a Alemanha, como bateu um conjunto de recordes pessoais.

O jornal argentino Olé escreve que, no Qatar, aos 35 anos, Messi tornou-se no maior goleador argentino em campeonatos do mundo, com 13 golos. Superou o até agora líder da lista, o lendário Gabriel Batistuta. O avançado que fez carreira na Fiorentina fez 10 golos em fases mundiais do mundial.

Messi, que já anunciou que este seria o último Mundial da carreira, participou em cinco campeonatos: Alemanha, em 2006, África do Sul, em 2010, Brasil, em 2014, Rússia, em 2018, e Qatar, em 2022.

No torneio que se disputou no Médio Oriente, "A Pulga", alcunha pela qual é conhecido, superou o italiano Paolo Maldini como o jogador com mais minutos em fases finais em campeonatos do Mundo. O transalpino e icónico capitão do AC Milan tinha 2217 minutos, e Messi é o detentor do novo máximo com 2314 minutos.

Messi também iguala o alemão Miroslav Klose, como o jogador com mais vitórias. São 17 nos cinco mundiais.

Tornou-se ainda no primeiro a marcar em todos os jogos a eliminar. ou seja desde os oitavos de final até à final num torneio. Austrália, Países Baixos, Croácia e França foram vítimas do genial jogador.

Sem supresa, Messi foi considerado também o melhor jogador deste mundial que se disputou no emirado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+