Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mundial 2022

Adiós, Luis Enrique. Treinador deixa a seleção espanhola

08 dez, 2022 - 11:49 • Redação

Espanha caiu nos oitavos de final do Campeonato do Mundo e o selecionador deixa o cargo que ocupava desde 2018.

A+ / A-

Luis Enrique já não é o selecionador espanhol, anunciou a Federação em comunicado.

O treinador de 52 anos não resiste à prestação no Campeonato do Mundo, em que a Espanha caiu nos oitavos de final frente a Marrocos.

"A direção acredita que se deve arrancar um novo projeto na seleção espanhola, com o objetivo de continuar um caminho de crescimento que aconteceu nos últimos anos com o treinador Luis Enrique. Tanto o presidente, Luis Rubiales, como o diretor desportivo, José Francisco Molina, comunicaram a decisão ao treinador", pode ler-se na nota.

Luis Enrique ocupava o cargo desde 2018 e orientou a seleção no Euro 2020 e no Mundial 2022. No Campeonato da Europa, a Espanha foi até às meias-finais, onde caiu frente à Itália, que viria ser campeã europeia.

A prestação no Mundial ficou muito atrás do que era esperado. A seleção entrou na fase de grupos com uma goleada frente à Costa Rica, por 7-0, e não voltou a vencer.

Seguiu-se um empate frente à Alemanha, a um golo, e uma derrota com o Japão, por 2-1. Terminou no segundo posto do grupo e perdeu frente a Marrocos nos oitavos de final, após desempate por grandes penalidades.

No passado, Luis Enrique treinou ainda o Barcelona, Celta de Vigo e a Roma. Foi internacional espanhol enquanto jogador. O ex-avançado, que jogou no Real Madrid e Barcelona, esteve nas fases finais dos Mundiais de 1994, 1998 e 2002.

[Atualizado às 11h56]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+