Tempo
|
A+ / A-

Mundial 2022

Hassan: "Portugal é um dos favoritos, mas tudo é possível para Marrocos"

07 dez, 2022 - 12:35 • João Fonseca com Redação

O antigo internacional marroquino fez carreira em Portugal, o "seu segundo país". Ainda assim, vai apoiar Marrocos, que poderá sonhar com a conquista do Mundial.

A+ / A-

Hassan Nader foi um dos embaixadores do futebol marroquino em Portugal durante vários anos na década de 90 e no virar do século. Agora, terá o coração dividido no duelo dos quartos de final do Mundial, quando Portugal e Marrocos se defrontarem por um lugr nas "meias".

O antigo avançado marroquino, que tem também nacionalidade portuguesa, jogou 12 temporadas em Portugal, com passagens pelo Farense e Benfica.

Também internacional por Marrocos, assume que vai torcer pela seleção do seu país de origem, que pode até sonhar em vencer o Mundial.

"Portugal faz parte da minha vida, é o meu segundo país. Vamos enfrentar Portugal, um jogo especial para mim, mas claro que quero que Marrocos ganhe. Tudo é possível, podemos acreditar que podemos ganhar o Mundial. Jogar contra Portugal não vai ser fácil, que também é um dos favoritos", começa por dizer, a Bola Branca.

Hassan, hoje com 57 anos, conviveu de perto com o pai de Gonçalo Ramos, o novo goleador da seleção nacional, que marcou três frente à Suíça. Hassan jogou com Ramos, pai de Gonçalo, durante duas épocas no Farense, entre 1997 e 1999.

"Joguei com o pai dele no Farense e agora é a vez do filho, que é um grande goleador. Um grande jogador com um grande futuro. Fez um 'hat-trick', o 'puto' merece. Está rodeado de grandes jogadores e fico muito feliz por ele", diz.

Jogadores no topo da Europa

Hassan atesta a qualidade da seleção de Marrocos, que alcançou uma vitória histórica frente à Espanha nos oitavos de final: "Chorei muito de alegria. Nem sei o que me aconteceu ontem para chorar tanto. O país inteiro estava contente e não só cá. Mesmo fora de Marrocos, todos saíram à rua a festejar e cantar".

O antigo internacional acredita que a seleção marroquina está repleta de talento.

"O plantel tem grandes jogadores que atuam nos melhores clubes europeus, como o Hakimi no PSG, o Ziyech no Chelsea, o Mazraoui no Bayern de Munique e o Bono no Sevilha. Acho que foi merecida a passagem de Marrocos, a Espanha era um dos favoritos, mas foi com mérito. Jogaram como têm de jogar e passaram de forma merecida nos penáltis", recorda.

Para além dos mencionados, a seleção de Marrocos tem outros jogadores nos melhores campeonatos europeus: o central Aguerd joga no West Ham, o médio Amrabat na Fiorentina, Ounahi e Sofiane Boufal no Angers e En-Nesyri no Sevilha.

Hassan alerta para o desgaste físico de uma competição como um Mundial, mas que será superado em Marrocos pelo momento histórico. "Mentalmente os jogadores querem fazer mais. É a primeira vez que estão nos 'quartos' do Mundial, é enorme para nós. Os jogadores estão mais motivados, qualquer um entra motivado. Todos têm enorme confiança do selecionador", termina.

Portugal-Marrocos joga-se no próximo sábado, às 15h00. A emissão especial da Renascença começa uma hora antes, num jogo que será também acompanhado em rr.sapo.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+