Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Seleção Nacional

Fernando Santos. Derrota é "aviso sério" para o resto do Mundial

02 dez, 2022 - 17:21 • Inês Braga Sampaio

Selecionador nacional considera que perder com a Coreia do Sul pode ser uma "chamada à razão" para Portugal, antes dos oitavos de final. Golo apó canto a favor "não pode acontecer".

A+ / A-

Fernando Santos considera que a derrota com a Coreia do Sul é uma "chamada à razão", para que Portugal se mantenha alerta, dos oitavos de final para a frente, para os perigos de todos os rivais no Mundial 2022.

"É um aviso sério, um alerta. Os jogadores não se vão deixar abalar, mas pode ser uma coisa positiva. Um aviso", diz o selecionador nacional, em conferência de imprensa, esta sexta-feira, depois da derrota (2-1) na última jornada da fase de grupos.

Apesar do dissabor, depois das duas vitórias a abrir. Portugal segura o primeiro lugar do grupo H e tem mais um dia de descanso. Fernando Santos considera que os jogadores estão, agora, avisados para o que resta do torneio:

"Perder nunca é bom. A moral estava em alta mas vai abrandar um bocadinho, mas, por outro lado, vai chamar à razão. É uma chamada à razão de que temos de continuar a ser iguais ao que fomos e não podemos abrandar, porque qualquer adversário neste Mundial é perigoso."

Cristiano Ronaldo barafustou durante a substituição e, pelos movimentos labiais, percebe-se que disse "estás com muita pressa para me tirar, juntamente com dois expletivos". O selecionador garante que foi em resposta a um jogador coreano, com quem se envolveu à saída de campo, apesar de as palavras do capitão terem sido em português.

"Claro que [Ronaldo] entendeu claramente a substituição. Eu ouvi o que o coreano lhe disse e a resposta dele para o coreano. E também vi o Pepe a ir para cima do coreano por causa disso", defende.

Golo após canto a favor "não pode acontecer"


Fernando Santos considera que Portugal entrou "muito bem" no jogo, explorando as debilidades da Coreia do Sul, com "circulação rápida, colocação de bola nas costas, com entrada dos alas", como sucedeu no primeiro golo, logo aos cinco minutos, da autoria de Ricardo Horta.

Se foi melhor que o adversário na primeira parte, o selecionador nacional também admite que Portugal se deixou superar na etapa complementar: "Na segunda parte as coisas não correram bem e a responsabilidade é minha."

Um golo na sequência de canto a favor, e logo no final dos descontos, "não pode acontecer", adverte Fernando Santos.

"Nos oitavos de final não pode acontecer sofrer um golo num canto. Não devíamos ter saído a dois, mas entendo que os jogadores quisessem ganhar o jogo", reconhece, em declarações à Sport TV.

Portugal joga nos oitavos de final com Brasil, Camarões, Sérvia ou Suça. Encontro marcado para dia 6 de dezembro, próxima terça-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+