Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Eleições do Comité Olímpico de Portugal realizam-se a 19 de março de 2025

26 nov, 2024 - 19:04 • Inês Braga Sampaio com Lusa

O sufrágio ditará a composição dos órgãos sociais do COP para o mandato de 2025 a 2029. A apresentação de candidaturas deve ser feita até 20 dias antes.

A+ / A-

As eleições para a presidência do Comité Olímpico de Portugal (COP) vão realizar-se no dia 19 de março de 2025.

A decisão foi tomada em assembleia plenária, esta terça-feira. O sufrágio ditará a composição dos órgãos sociais do COP para o mandato de 2025 a 2029.

O presidente será escolhido por uma Comissão Eleitoral proposta pela Comissão Executiva do COP e aprovada esta terça-feira na assembleia plenária. A comissão será formada por Vasco Lynce, Ana Vargas e João Mariz Fernandes. Cabe à Comissão Eleitoral organizar, monitorizar e conduzir de todo o processo eleitoral do COP, em todas as suas fases.

A apresentação de candidaturas deve ser feita até 20 dias antes da data designada para o ato eleitoral, sendo cada uma delas subscrita por “pelo menos um quarto das federações desportivas cujas modalidades figurem no programa dos Jogos Olímpicos”, segundo dita o Regulamento Eleitoral do COP.

Artur Lopes assumiu a presidência do COP depois da morte de José Manuel Constantino, que liderou o organismo entre março de 2013 e 11 de agosto de 2024. O antigo dirigente faleceu devido a doença prolongada, durante a cerimónia de encerramento de Paris 2024.

Laurentino Dias e Alexandre Mestre, ambos antigos secretários de Estado do Desporto, José Manuel Araújo, atual secretário-geral do COP, e Jorge Vieira, antigo presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, já anunciaram a sua candidatura à liderança do COP.

A assembleia parlamentar aprovou igualmente, por unanimidade, o Relatório da Missão aos Jogos Olímpicos Paris 2024, assim como o Plano de Atividades e Orçamento do COP para 2025.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+