10 out, 2024 - 12:45 • Rui Viegas
21 de 28 associações de atletismo pedem o cancelamento das eleições da federação que estão marcadas para o próximo sábado. Em causa está a exclusão da lista B, liderada por Domingos Castro, devido a "irregularidades".
A missiva, a que Bola Branca teve acesso, é dirigida ao presidente da Mesa da Assembleia Geral (MAG), Joaquim Machado.
Em simultâneo, corre uma providência cautela interposta pela candidatura do antigo atleta, já depois de a MAG ter rejeitado a reclamação de Domingos Castro, que assim fica de fora do sufrágio.
Ouvido já esta quinta-feira por Bola Branca, Castro aponta o dedo a Machado e revela que a sua candidatura foi levada a errar: "Numa conversa com o nosso mandatário, sobre os documentos necessários, o senhor presidente enviou um e-mail e omitiu esse documento, o cartão de cidadão.
Domingos Castro aponta ainda uma falta de imparcialidade do presidente da Mesa da Assembleia Geral.
"Ele faz parte de uma lista e, por isso, não devia estar neste ato. Estamos a demonstrar que a federação precisa realmente de uma mudança", faz notar o candidato que se diz afastado de "forma injusta".
Nesse sentido, promete levar o caso até às últimas instâncias: "Por isso metemos a providência cautelar e vamos até às últimas consequências. E por isso, também, os próprios associados, 21 entre 28, subscreveram que não se reveem numa situação destas. As eleições não estão a ser transparentes e democráticas".
Por agora, as eleições continuam marcadas para este sábado. Paulo Bernardo e Fernando Tavares, ambos atuais vice-presidentes, são os outros candidatos.