10 set, 2024 - 15:14 • Hugo Tavares da Silva
O Comité Paralímpico de Portugal comunicou esta terça-feira, no site oficial, que foi notificado pelo Comité Paralímpico Internacional (CPI) que Luís Costa, atleta medalhado em Paris, apresentou um “resultado analítico adverso” em teste antidoping.
A notificação do CPI ocorreu em data posterior à da competição do atleta português, de 51 anos, no contrarrelógio de ciclismo de estrada da classe H5. Atleta fica suspenso provisoriamente, pois existe a possibilidade de recorrer.
Jogos Paralímpicos
Portugal conquistou dois ouros, uma prata e quatro(...)
“A mesma comunicação informa que o referido atleta fica provisoriamente suspenso, estando a decorrer o prazo legal para o atleta exercer o seu direito de defesa”, informa o comité português, que, salienta, “repudia qualquer forma de adulteração de resultados e pugna por um desporto limpo e transparente”.
De acordo com o comunicado do Comité Paralímpico de Portugal, que tem em mãos um segundo caso de doping na comitiva paralímpica, os atletas foram testados pela Autoridade Antidopagem de Portugal, entre 23 e 25 de agosto, durante o estádio na Cidade do Futebol, em Oeiras, Lisboa.
Luís Costa já reagiu e nega ter tomado, "deliberadamente" o diurético. Através de uma publicação na rede socia Facebook, o medalhado de bronze nos Paralímpicos garante que está de "consciência tranquila" e que já pediu a contra-análise.
"Avizinham-se tempos muito difíceis para mim e o julgamento público será imediato e implacável, como sempre acontece nestas situações", conclui.
Notícia atualizada às 17h30 com reação de Luís Costa.