Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Paralímpicos. Cristina Gonçalves conquista ouro no boccia BC2

01 set, 2024 - 19:33 • Inês Braga Sampaio

É a quarta medalha em Jogos para Cristina Gonçalves - a segunda de ouro - e a terceira para Portugal em Paris 2024.

A+ / A-

Cristina Gonçalves conquistou a medalha de ouro na prova individual de boccia BC2 dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, este domingo.

A portuguesa, de 46 anos, derrotou na final a sul-coreana Soyeong Jeong, por 4-1 (1-0, 2-0, 1-0 e 0-1), e chegou ao segundo ouro paralímpico da carreira, depois de Atenas 2004. Também é a quarta medalha que conquista: já tinha subido ao pódio em Pequim 2008 e Londres 2016.

Esta é a terceira medalha para Portugal nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, todas conquistadas este domingo. Primeiro foi o atleta Miguel Monteiro, com o ouro no lançamento do peso F40, e depois o nadador Diogo Cancela, com o bronze nos 200 metros estilos SM8.

Com isto, já foi ultrapassado o registo de Tóquio 2020, em que a missão portuguesa tinha ficado pelas duas medalhas, e igualado o de Londres 2012 (três). Bem longe continua a melhor prestação de sempre: Sydney 2000, em que os paralímpicos nacionais chegaram aos 15 pódios.

Já com seis participações em Jogos, Cristina Gonçalves ainda pode somar mais uma medalha na capital francesa. A partir de terça-feira, disputará a variante de equipas e tentará ajudar Portugal a festejar.

[Notícia atualizada às 20h16 do dia 1 de setembro de 2024, com "BC2" no título e mais detalhes sobre o medalheiro português em Paris]

Cristina Gonçalves durante a final. Foto: António Pedro Santos/Lusa
Cristina Gonçalves durante a final. Foto: António Pedro Santos/Lusa
Os festejos da atleta portuguesa. Foto: António Pedro Santos/Lusa
Os festejos da atleta portuguesa. Foto: António Pedro Santos/Lusa
Cristina Gonçalves celebra com a treinadora. Foto: António Pedro Santos/Lusa
Cristina Gonçalves celebra com a treinadora. Foto: António Pedro Santos/Lusa

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+