Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Jogos Olímpicos

Portugal vence ouro no madison. Mas que modalidade é essa?

10 ago, 2024 - 22:20 • Carlos Calaveiras

Como se pontua e de onde vem o nome? Saiba tudo aqui.

A+ / A-

A dupla portuguesa Iuri Leitão/Rui Oliveira conquistou a medalha de ouro na prova de madison, no ciclismo de pista, dos Jogos Olímpicos.

Mas que modalidade é essa exatamente?

Comecemos pelo nome. O madison foi “inventado” nos Estados Unidos e, para primeiro nome, os praticantes começaram por lhe chamar corrida americana.

Depois ficou Madison porque, na verdade, a primeira vez que se disputou foi no (pavilhão) Madison Square Garden, em Nova Iorque, que hoje em dia – após reconstrução e remodelação - é a mítica casa dos Knicks na NBA.

Posto isto, como é o Madison?

A prova é praticada num velódromo, numa pista com 250 metros.

Na corrida participam equipas de dois (em casos excecionais três) e a prova oficial consta de 200 voltas, ou seja, 50 quilómetros.

A prova começa com um dos ciclistas da dupla em ação e podem mudar para o outro atleta sempre que o desejarem. Para a troca, os ciclistas agarram o braço um do outro e o que vai “travar” impulsiona o que vai “acelerar”.

Entretanto, a cada 10 voltas, há um sprint que dá pontos: 5 pontos ao primeiro ciclista a meta, 3 pontos ao segundo, 2 pontos ao terceiro e 1 ponto ao quarto.

Para os ciclistas não se perderem, na volta anterior ao sprint, há um aviso com um sino.

Para além das voltas bonificadas há uma outra possibilidade de fazer pontos: dar uma volta de avanço ao pelotão “oferece” 20 pontos a quem o conseguir. No entanto, há também o reverso da medalha: se a mesma equipa for ultrapassada os 20 pontos são retirados.

No final das 200 voltas fazem-se as contas e vence a dupla que tiver mais pontos.

De recordar que a dupla Iuri Leitão/Rui Oliveira conquistou a medalha de ouro na prova de Madison, no ciclismo de pista, dos Jogos Olímpicos.

Portugal conseguiu 55 pontos contra 47 da Itália e 41 da Dinamarca.

É a quarta medalha da equipa das quinas em Paris depois da prata de Pedro Pichardo e (o mesmo) Iuri Leitão e o bronze de Patrícia Sampaio.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+