Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

ginástica

Jogos Olímpicos. Jordan Chiles perde medalha de bronze para Ana Barbosu

11 ago, 2024 - 11:06 • André Rodrigues com Redação e Lusa

Durante a disputa das finais por aparelhos, Barbosu tinha conseguido a terceira melhor nota na final do solo, mas a norte-americana Chiles apresentou um protesto e os juízes aceitaram a reclamação. O Tribunal Arbitral do Desporto discordou.

A+ / A-

A ginasta norte-americana Jordan Chiles perdeu a medalha de bronze ganha na final feminina de ginástica de solo para a romena Ana Barbosu.

Em causa está um acordão do Tribunal Arbitral do Desporto que deu provimento ao recurso da federação romena de ginástica para rever a classificação da prova.

A decisão foi ratificada pela Federação Internacional de Ginástica, que é o organismo responsável pelas pontuações que determinam a atribuição de medalhas em competições internacionais.

Durante a disputa das finais por aparelhos, na segunda-feira, Barbosu tinha conseguido a terceira melhor nota na final do solo (13,700 pontos) e, portanto, a medalha de bronze, atrás da brasileira Rebeca Andrade (14,166) e da norte-americana Simone Biles (14,133).

Quando a romena já festejava, a norte-americana Jordan Chiles apresentou um protesto sobre a sua nota original de 13,666, que a tinha deixado no quinto posto. Os juízes aceitaram esta reclamação e deram-lhe 13,766, promovendo-a até à medalha de bronze.

A equipa romena recorreu para o TAS, com o argumento de que a reclamação de Chiles foi apresentada fora do tempo limite permitido pelos regulamentos da FIG (um minuto e quatro segundos) e o tribunal arbitral confirmou que a nota inicial atribuída a Chiles deve ser restabelecida, relegando a norte-americana para o quinto lugar..

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Dóres
    11 ago, 2024 Brasil 15:59
    Resultado injusto, medalhas para as duas, Força Jordan você é campeã

Destaques V+