Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Ciclismo

Nych conquista Volta a Portugal em bicicleta

04 ago, 2024 - 17:27 • Carlos Calaveiras

Ciclista russo da Sabgal/Anicolor carimbou o triunfo na 85.ª edição com a vitória no contrarrelógio final disputado em Viseu.

A+ / A-
Artem Nych (Sabgal - Anicolor) vence Volta a Portugal 2024. Foto: Nuno Veiga/Lusa
Artem Nych (Sabgal - Anicolor) vence Volta a Portugal 2024. Foto: Nuno Veiga/Lusa
Artem Nych (Sabgal - Anicolor) vence Volta a Portugal 2024. Foto: Nuno Veiga/Lusa
Artem Nych (Sabgal - Anicolor) vence Volta a Portugal 2024. Foto: Nuno Veiga/Lusa

O russo Artem Nych (Sabgal/Anicolor) é o vencedor da Volta a Portugal em bicicleta 2024.

Nych carimbou o triunfo na 85.ª edição com a vitória no contrarrelógio final disputado em Viseu (34.36 minutos), menos quatro segundos que Julius Johansen, da mesma equipa, num pódio fechado pelo suíço Colin Stussi (Vorarlberg).

O ciciista russo, de 29 anos, é o segundo do país a conquistar a Volta a Portugal.

Na geral, Colin Stussi - que ganhou a prova no ano passado - terminou em segundo (a 1.23 minutos) e Abner Gonzalez em terceiro (a 2.38 minutos). O melhor português foi Gonçalo Leaça (Credibom-LA Alumínios-MarcosCar), com o quarto lugar final, a 3.07 de Nych.

Volta 2025 termina em Lisboa

No final, o diretor da Volta a Portugal em bicicleta disse que a edição de 2025 começará com um prólogo na Maia, terá uma etapa em Viseu antes do dia de descanso e terminará com um contrarrelógio em Lisboa.

"Viseu terá uma etapa e respetivo dia de descanso, com as atividades satélite que acarreta, como um concerto e a etapa da Volta, e Lisboa vai receber o contrarrelógio final", garantiu Joaquim Gomes, aos jornalistas, em conferência de imprensa após o fim da 85.ª edição, precisamente em Viseu.

Sem voltar ao Algarve no próximo ano, "o nordeste transmontano vai voltar a marcar presença" e também Braga, "uma das cidades mais representativas da Volta", vai regressar ao traçado, com um final de etapa.

Joaquim Gomes guardou outras novidades para o futuro, estando garantido desde já o regresso às datas habituais, em agosto, para 'conquistar' mais público na estrada para assistirem às etapas.

Quanto à edição que hoje terminou com vitória do russo Artem Nych (Sabgal-Anicolor), "foi uma Volta a Portugal que correu muitíssimo bem", com um início "inédito, bem mais exigente do habitual", e antecipada no tempo para não coincidir (tanto) com os Jogos Olímpicos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+