01 jun, 2024 - 16:58 • Lusa
O Madeira SAD venceu o Almeida Garrett por 35-21, na segunda meia-final da Taça de Portugal feminina de andebol, este sábado, e vai reeditar, no domingo, a final de 2023 com o Benfica, detentor do troféu.
Derrotado pelas encarnadas no ano passado, por 31-30, o conjunto madeirense vai regressar ao jogo decisivo, após uma partida em que derrubou o equilíbrio dos primeiros 20 minutos para alcançar uma vitória confortável sobre a equipa de Vila Nova de Gaia, na final four, a decorrer no Pavilhão Municipal de Santo Tirso.
Vice-campeãs nacionais, as madeirenses tiveram de esperar pelo oitavo minuto para a primeira vantagem superior a um golo (6-4), frente a um Almeida Garrett robusto o suficiente na defesa para prolongar os ataques contrários, e capaz de encontrar linhas de passe para a pivô Sofia Ferreira, a melhor marcadora do encontro, com oito golos.
As equipas mantiveram-se coladas no marcador até ao último terço da primeira parte, fase do desafio em que a maior facilidade de remate e a constante mobilidade do Madeira SAD, com algumas trocas de posições entre jogadoras, começou a fazer a diferença.
A equipa do Funchal chegou ao intervalo a vencer por 17-11, depois de um parcial de 5-1 nos últimos nove minutos, e dilatou a vantagem na segunda parte, com Patrícia Rodrigues e Maria Duarte a cotarem-se como as suas melhores marcadoras, com seis golos cada.
Recordista da Taça de Portugal, com 19 edições conquistadas, o Madeira SAD defronta o Benfica, formação que eliminou hoje o Colégio de Gaia, por 35-23, na final agendada para as 15h00 de domingo.
Jogo no Pavilhão Municipal de Santo Tirso.