08 mai, 2024 - 09:04 • Eduardo Soares da Silva
Neemias Queta tornou-se, na madrugada desta quarta-feira, o primeiro português de sempre a jogar nos "play-offs" da NBA.
Na vitória tranquila dos Boston Celtics no primeiro jogo da segunda ronda frente aos Cleveland Cavaliers (120-95), Queta fez quase três minutos. Marcou dois pontos e fez dois ressaltos.
O português de 24 anos somou o 29.º jogo da temporada pelos Boston Celtics na NBA, mas já não jogava pela equipa desde 14 de abril, quando apontou um recorde de 19 pontos contra os Wizards.
Queta assinou um contrato "standard" no mês passado precisamente para poder jogar nos "play-offs". O português tinha, anteriormente, um "two-way" contract para jogar regularmente pela equipa secundária, os Maine Celtics.
Basquetebol
O antigo comentador televisivo não tem dúvidas: "F(...)
O poste está na sua terceira época na NBA, depois de duas temporadas nos Sacramento Kings, equipa na qual fez apenas 19 jogos na NBA.
Em declarações à Renascença, o antigo vice-presidente de operações da NBA na Ásia, Carlos Barroca, vê em Neemias um jogador em crescimento: "Está mais confiante, mais forte, e é super simpático. Cada vez que é utilizado, traduz em pontos, ressaltos, desarmes de lançamento e outras coisas que não aparecem nas estatísticas públicas aparece sempre com números interessantes proporcionais aos minutos que joga. Está no sítio certo, na altura certa".
Os Celtics continuam uma caminhada dominadora e afirmam-se como um dos favoritos a vencer o título.
Depois do primeiro lugar na época regular no grupo este, os Celtics varreram com os Miami Heat na primeira ronda (3-1) e arrancam agora, de forma igualmente forte, contra os Cavs.
Jaylen Brown (32 pontos, 6 ressaltos), Derrick White (25 pontos e 5 assistências) e Jayson Tatum (18 pontos, 11 ressaltos, 5 assistências) foram as grandes figuras do triunfo.