Tempo
|
A+ / A-

Ciclismo

João Almeida: "O próximo passo é fazer a Volta a França"

29 mai, 2023 - 09:28 • Redação

Depois do 3.º lugar alcançado na Volta a Itália, o ciclista português admite trabalhar para Pogacar na Volta a França em 2024.

A+ / A-

João Almeida regressa a Portugal com sentimento de dever cumprido, depois de ter alcançado o 3.º lugar na Volta a Itália, e com uma nova meta no horizonte: a Volta a França.

O ciclista português admite que espera estrear-se no Tour em 2024 e, dessa forma, não marcar presença no Giro do próximo ano.

"Para o ano gostava de fazer a Volta a França. É o próximo passo", afirma, admitindo que poderá ter um papel diferente, de apoio a Tadej Pogacar, dentro da UAE-Emirates: "Ele está um nível, ou dois, acima de mim. Seria um orgulho trabalhar para ele, mas há situações de corrida em que até pode ser bom ter dois lideres".

A proximidade entre as duas grandes voltas inviabilizaria a presença de Almeida em Itália e em França, mas a equipa, deixa entender o atleta, estará aberta a essa possibilidade.

Antes dessa definição, ainda este ano, depois do pódio na Volta a Itália, há Volta a Espanha e os Mundiais como objetivo. "Em condições normais vou estar na Volta a Espanha e espero estar entre os melhores. Gostava de estar presente nos Mundiais e fazer a Volta à Polónia", diz o ciclista, em conferência de imprensa no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, após a chegada de Itália.

Cansado, depois de 21 dias de prova, João Almeida chega feliz pelo 3.º lugar alcançado e destaca a sua primeira vitória numa etapa de uma grande volta como ponto alto. Nesse momento, pensou que "podia trazer a rosa".

"No dia em que ganhei a etapa pensei que podia trazer a rosa, mas nas etapas seguintes percebi que os adversários estavam muito fortes. Fico contente com o resultado. Foi um grande Giro. A vitória na etapa foi muito importante. Vou focar-me na minha evolução e os resultados vão aparecer. O objetivo é evoluir e ficar mais forte", define.

João Almeida fez pódio numa Volta a Itália conquistada pelo esloveno Primoz Roglic, da Jumbo-Visma. O britânico Geraint Thomas, da Ineos Grenadiers, foi segundo. Os três primeiros ficaram separados por pouco mais de um minuto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Agostinho Coelho
    29 mai, 2023 Tamel S. Veríssimo - Barcelos 20:59
    Bravo João. És o símbolo dum povo Guerreiro. Nunca desistas porque só os menos bons o fazem. Se ainda estiver cá prometo ir dar-te um abraço na tua consagração nos champs Elisé. Espero que o Sr.Dr. Marcelo se lembre de ti. Um grande Abraço. F O R Ç A É S O MAIOR

Destaques V+