Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Volta a Itália

João Almeida volta a sofrer e fica a 59 segundos da camisola rosa

26 mai, 2023 - 16:32 • Redação

Apesar da perda de tempo na etapa 19, o ciclista português tem o último lugar no pódio do Giro praticamente assegurado.

A+ / A-

João Almeida vê a vitória final na Volta a Itália por um canudo. O ciclista português, da UAE Team Emirates, voltou a perder tempo, na 19.ª etapa, esta sexta-feira, e ficou a 59 segundos da camisola rosa.

João Almeida, terceiro da geral, segurou-se ao grupo dos favoritos, mesmo sem apoio, até aos dois quilómetros finais. Tentou atacar, mas sofreu um contra-ataque do esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma), que só o britânico Geraint Thomas (INEOS) acompanhou.

O português lá conseguiu recuperar e ainda tentou distanciar-se dos dois rivais, porém, voltou a não ter pedalada para Roglic e Thomas, que lhe fugiram nos metros finais e abriram um fosso de 23 segundos.

A etapa foi ganha pelo colombiano Santiago Buitrago (Bahrain-Victorious), que chegou à meta sozinho, 51 segundos antes do canadiano Derek Gee (Israel-Premier Tech), segundo. Em terceiro, a um minuto e 46 segundos do vencedor, ficou o dinamarquês Magnus Cort Nielsen (EF Education-Easypost). Roglic chegou ao mesmo tempo, três segundos à frente de Thomas e 23 à frente de Almeida - este a 20 de Thomas.

Camisola rosa a um minuto


Foram esses 20 e 23 segundos que João Almeida perdeu na classificação geral individual, o que faz com que fique, após a subida aos três picos de Lavaredo, a 59 do líder, Thomas, e a 33 de Roglic, segundo colocado.

Por outro lado, o pódio está praticamente garantido: a diferença entre o português, líder da juventude, e o quarto da geral, o italiano Damiano Caruso (Bahrain-Victorious), é de três minutos e 12 segundos.

Ao 20.ª etapa, no sábado, a última de competição - a de domingo é apenas de consagração -, é um contrarrelógio. Os 18,6 quilómetros entre Tarvisio e o Monte Lussari serão muito difíceis: a segunda metade da etapa - 7,3 km - é uma escalada de montanha de primeira categoria.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+