Tempo
|
A+ / A-

Natação

Recorde nacional dura quatro horas. Diogo Ribeiro regista novo máximo nos 100 metros livres

31 mar, 2023 - 17:42 • Redação

Jovem nadador de 18 anos melhorou o recorde em três centésimos de segundo.

A+ / A-

O nadador português Diogo Ribeiro estabeleceu novo recorde nacional nos 100 metros livres, que o próprio tinha definido quatro horas antes, esta manhã, durante o Open de Portugal.

Diogo Ribeiro venceu a final e melhorou a marca. De manhã, tinha registado 48,01 segundos e passou para os 47,98 segundos.

Miguel Nascimento ficou no segundo lugar, com marca de 49,63 segundos. Tiago Costa, do Sporting, fechou o pódio, já acima dos 50 segundos.

Diogo Ribeiro, do Benfica e com apenas 18 anos, já garantiu presença em duas provas dos Jogos Olímpicos de 2024. Esta manhã, o recorde nacional já tinha sido suficiente para confirmar presença nos 100 metros livres. Na quinta-feira, apurou-se para os 50 metros livres também com recorde nacional e melhor marca mundial do ano.

O nadador é, assim, o primeiro e o segundo português a carimbar o passaporte para Paris 2024. Mais um feito para um nadador que, em 2022, já chamara à atenção com a tripla medalha de ouro nos Mundiais de juniores, nos 50 metros mariposa, 50 livres e 100 mariposa.

Em entrevista à Renascença, na quinta-feira, após a primeira qualificação para Paris, o presidente da Federação Portuguesa de Natação, António José Silva, afirmou que Diogo Ribeiro tem a "característica dos campeões" e vai ser "um dos melhores atletas que já representaram Portugal".

"O horizonte dele só acaba no Olimpo, que é ser o primeiro dos primeiros. Não tenho dúvidas. Ele tem a característica dos campeões, que é nunca estar satisfeito com o que alcançou e não tem medo de assumir esse objetivo. (...) Ele poderá ser uma referência na natação portuguesa e um dos melhores desportistas que já representaram o país", destacou.

Ainda antes dos Jogos Olímpicos, Diogo Ribeiro terá oportunidade de mostrar resultados nos Mundiais, em julho, em Fukuoka, no Japão.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+