Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Moto GP

Manuel Marinheiro: "Marc Márquez foi imprudente e irresponsável"

27 mar, 2023 - 12:45 • João Fonseca

O presidente da Federação de Motociclismo de Portugal considera adequada a sanção aplicada ao espanhol e acredita que Miguel Oliveira fará uma grande temporada e, em breve, poderá ser campeão do Mundo.

A+ / A-

"Calma", começa por dizer a Bola Branca, Manuel Marinheiro.

O presidente da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP), agora mais a frio, comenta a condução de Marc Márquez, em Portimão, e define o acidente provocado pelo espanhol como causa de uma atuação "imprudente e irresponsável".

O dirigente sublinha que a gravidade do episódio podia ter provocado "lesões ainda mais graves", mas Miguel Oliveira vai poder marcar presença no próximo domingo na segunda corrida da época, na Argentina.

Manuel Marinheiro deseja "as rápidas e boas melhoras" ao piloto luso e reconhece que a ausência de Marc Márquez do circuito das Termas de Río Hondo, por fratura na mão, pode suscitar que as sanções não terão aplicabilidade na prática.

Porém, os decisores podem ter determinado que o espanhol só cumprirá as duas "long lap" quando voltar às pistas. O presidente da Federação de Motociclismo de Portugal confia nos decisores da FIM e da DORNA, acreditando a pena ao espanhol terá tido em conta o histórico do piloto, e por isso, de novo, "aplicando bem o direito e as sanções".

No plano mais emocional, o dirigente concorda que provavelmente todos "gostariam de ver o Marc Márquez de fora mais umas corridas". Sem desculpar a ação do espanhol, recorda que há no circuito "pilotos mais impulsivos" e num desporto em que "por vezes é preciso arriscar".

A terminar e num olhar para uma temporada que está no seu começo, Manuel Marinheiro considera que Miguel Oliveira confirmou que "tem as competências e capacidades para ser campeão do Mundo", desejando que tal aconteça "o mais rápido possível". Não esquecendo que para já o tempo ainda é de adaptação a "uma equipa nova e a uma mota nova".

Márquez explica acidente

O espanhol garante que o objetivo não era tentar ultrapassar ninguém e esclareceu o problema na mota.

"Nem mesmo o Martín. Estava longe, tive um bloqueio forte na frente, porque escolhi o pneu duro - talvez por causa do frio, do vento, ainda não estivesse à temperatura certa. Quando larguei o travão, a moto fugiu-me para dentro, consegui evitar o Martín, mas não consegui evitar o Oliveira. Felizmente está bem. Isso deixa-me mais calmo. Hoje cometi um erro grande. Só posso pedir desculpa ao Oliveira e aos adeptos portugueses”.

Miguel Oliveira conversou com Marc Márquez: "Trava-se antes e não mais tarde para tentar passar. Espero que o sistema funcione, se sancionou outros pilotos, funcione para ele. Também houve um pedido de desculpa, claro que sim, isso é bom”.

Já o diretor desportivo da RNF Aprilia, equipa de Miguel Oliveira, deixou duras críticas a Marc Márquez: "Eram 26 voltas, acho que alguém se esqueceu que isto não era uma corrida sprint. É duro aceitar, vamos ver o que aconteceu. O Marc veio à nossa box, disse que teve um problema, mas temos de ver isso”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+