Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pessoas transgénero banidas do atletismo feminino

24 mar, 2023 - 01:44 • Ricardo Vieira, com agências

Decisão da World Athletics, que entra em vigor a partir de 31 de março, abrange competições de nível internacional. Vai ser criado um grupo de trabalho para para estudar a questão da inclusão dos atletas transgénero.

A+ / A-

A Federação Internacional proibiu as pessoas transgénero de competirem em provas de atletismo feminino.

A decisão da World Athletics, que entra em vigor a partir de 31 de março, abrange competições de nível internacional.

O presidente da Federação Internacional, Sebastien Coe, refere que nenhum atleta transgénero que tenha passado pela puberdade com o género masculino pode participar nas provas internacionais.

"Para muitos, as provas de que as mulheres transgénero não conservam uma vantagem sobre as mulheres biológicas são insuficientes. Querem mais provas, antes de tomar em consideração a opção de inclusão nas categorias femininas", argumentou Coe.

Será criado um grupo de trabalho para estudar, durante um ano, a questão da inclusão de atletas transgénero, refere a World Athletics, em comunicado, em comunicado.

"Não estamos a dizer não para sempre", sublinhou Sebastien Coe.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+