Tempo
|
A+ / A-

Ciclismo

UCI suspende Rádio Popular-Boavista por casos de doping

22 mar, 2023 - 11:00 • Redação com Lusa

Suspensão dura 30 dias e deve-se aos casos de Daniel Freitas e João Benta. A equipa de ciclismo já tinha decidido autossuspender-se e, por isso, falhar a Volta ao Alentejo.

A+ / A-

A União Ciclista Internacional (UCI) suspendeu a Rádio Popular-Boavista por 30 dias, na sequência dos casos de doping da Daniel Freitas e João Benta, confirmou a equipa em comunicado.

“Por virtude de punições aplicadas aos ex-atletas da equipa, João Benta e Daniel Freitas, resultantes de infrações pelos mesmos cometidas à revelia das orientações que sempre lhes foram transmitidas, deliberou a UCI punir a equipa de ciclismo com a pena de suspensão por 30 dias, estando assim impedida de participar em provas internacionais”, lê-se na nota, enviada na noite de terça-feira.

A suspensão, a segunda a cumprir pelos axadrezados em menos de um ano, vigorará entre 19 de março a 17 de abril, indica o comunicado, assinado pelo diretor desportivo José Santos.

Destaca-se, ainda, o facto de a UCI ter reconhecido “a inexistência de qualquer responsabilidade da Direção e Corpo Técnico da Equipa”.

A sanção do organismo que tutela o ciclismo mundial surge na sequência dos casos de Daniel Freitas, arguido na operação "Prova Limpa", que foi suspenso em dezembro por três anos pela Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP), por "posse de substância e método proibido", e de João Benta.

João Benta foi suspenso provisoriamente, a 7 de fevereiro, pela UCI por “uso de métodos proibidos e/ou substâncias proibidas”, com as anomalias registadas no seu passaporte biológico a reportarem-se ao seu período como ciclista dos axadrezados, que representou entre 2017 e 2021.

Na base da suspensão da Rádio Popular-Boavista esteve o artigo 7.12.1 do Regulamento Antidopagem da UCI, que preconiza que "se num período de 12 meses dois ciclistas e/ou pessoas contratadas por uma equipa registada" naquele organismo forem notificados de "um resultado analítico adverso por um método ou substância proibidos" ou "de uma violação antidopagem" resultante de alterações no passaporte biológico, "a equipa deve ser suspensa [...] de participar em eventos internacionais por um período a determinar" pela Comissão Disciplinar da UCI.

"A suspensão não deve ser inferior a 15 dias e superior a 45", lê-se ainda naquele artigo.

Na terça-feira à tarde, a Rádio Popular-Boavista anunciou que falharia a 40.ª Volta ao Alentejo, uma vez que tinha decidido autossuspender-se, devido aos casos de doping de Daniel Freitas e João Benta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+