Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Triplo Salto

Pichardo: "Recorde do mundo é a única dívida que tenho para comigo e o país"

07 mar, 2023 - 10:35 • Redação

Multicampeão do triplo salto quer fazer "o melhor salto" da sua vida e continuar a somar títulos pelo país que o adotou: "Na minha cabeça já não sou cubano, sinto-me português."

A+ / A-

Pedro Pablo Pichardo quer continuar a somar títulos por Portugal, contudo, há um objetivo a que se sente praticamente obrigado: bater o recorde do mundo do triplo salto, atualmente fixado nos 18,29 metros.

Em entrevista à Sport TV, esta terça-feira, o atleta português, de 29 anos, que na semana passada se sagrou bicampeão europeu do triplo salto em pista coberta, garante que não contempla, sequer, parar por aqui: "Quero fazer o melhor salto da minha vida e conseguir o recorde do mundo."

O objetivo é chegar aos 18,30 metros, mais um centímetro que o recorde do mundo que o britânico Jonathan Edwards estabeleceu no dia 7 de agosto de 1995, na Suécia. Pichardo já passou dos 18 metros por Cuba, mas nunca por Portugal. O triplista sente que tem uma dívida a saldar.

"O recorde do mundo é a única dívida que tenho para comigo, com o meu treinador e com o meu país", salienta o campeão olímpico.

Contudo, a ambição de Pichardo também passa por mais títulos: "Gostaria de ter quatro ou cinco Mundiais, duas ou três medalhas olímpicas, quero o recordo do mundo. Sou bicampeão europeu, quero ser bicampeão do mundo e, depois, bicampeão olímpico. Quero continuar a somar."

"Sinto-me português"


Pichardo fugiu de Cuba em 2018 e abdicou da nacionalidade cubana para ter melhores condições de treino. Optou por se tornar português, uma escolha facilitada pelas condições de treino que o Benfica lhe oferecia.

O atleta admite que, inicialmente, teve "algumas dificuldades" em adaptar-se, "porque não era português" e a sua escolha suscitou alguma desconfiança. Cinco anos depois, sente-se muito acarinhado em Portugal:

"Tem sido fantástico. Nunca imaginei que seria assim. Os portugueses dão-me mais carinho do que os próprios cubanos. Sinto-me muito feliz aqui. Na minha cabeça já não sou cubano, sinto-me português."

Conquistado o título europeu em pista coberta, Pichardo já olha em frente, para os Mundiais ao ar livre, em Budapeste, Hungria, de 19 a 27 de agosto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+