Tempo
|
A+ / A-

Sporting com três medalhas no Corta-Mato europeu

05 fev, 2023 - 16:03 • Lusa

Ao todo foram cinco medalhas para Portugal. A prova decorreu este domingo em Espanha.

A+ / A-

O Sporting conquistou três das cinco medalhas lusas na Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta-Mato, que decorreu em Oropesa del Mar, Espanha, nomeadamente a prata nas provas de seniores masculinos e estafeta mista.

A outra medalha dos leões foi alcançada por Fancy Cherono, com a queniana a ser terceira na prova feminina, atrás da sul-sudanesa Anjelina Nadai Lohalith, que venceu em 27.55 minutos, e da espanhola Irene Sánchez-Escribano.

Um segundo atrás de Cherono, que correu em 28.09, chegou Mariana Machado, que, juntamente com a etíope Meselu Berhe (quinta), ajudou o Sp. Braga a conquistar o bronze coletivo, consumado com o 18.º lugar de Lia Lemos.

As bracarenses regressaram ao pódio na Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta-Mato 23 anos depois da última participação na prova, ficando uma posição à frente do Sporting, que teve Salomé Rocha em 14.º e Ana Mafalda Ferreira em 17.º. A vitória foi para as espanholas do Playas de Castellon, com o C.A. Adidas em segundo.

Na prova masculina, houve uma grande luta na frente até à penúltima volta, quando Rodrigue Kwizera (Burundi), um excelente especialista em crosse, alargou o passo e deixou toda a gente para trás, incluindo o ugandês Oscar Chelimo (Casone Noceto) e o queniano Reuben Longosiwa, do Benfica, para vencer em 23.55 minutos.

Mais para trás já ficara outro queniano, Vincent Kipsang Rono, o melhor sportinguista, que foi quarto, em 24.25, sete segundos pior do que Longosiwa.

No entanto, na luta coletiva, os leões levaram a melhor: Rui Pinto (11.º) até se viu ultrapassado por Samuel Barata (10.º), mas Miguel Marques foi decisivo para sua equipa ao fechar em 15.º, melhor do que Duarte Gomes (19.º).

O Sporting garantiu, assim, o título de vice-campeão, atrás do Playas de Castellon, com os italianos do Casone em terceiro, embora empatados em pontos com o Benfica.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+