Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Judo

Telma Monteiro termina em quinto no Grand Prix de Paris

04 fev, 2023 - 19:20 • Lusa

Já Bárbara Timo caiu na segunda ronda.

A+ / A-

A olímpica portuguesa Telma Monteiro perdeu, no ponto de ouro, o combate pelo bronze em -57 kg do Grand Prix de judo em Paris, frente à ucraniana Daria Bilodid, falhando a sexta medalha nesta competição, uma das mais prestigiadas da modalidade.

Ao cabo de mais de sete minutos, e com ambas as judocas a verem das advertências no decurso do combate, foi um “waza ari” aplicado corretamente pela ucraniana a decidir a contenda.

Telma Monteiro (14.ª do “ranking” de -57 kg), isenta na primeira ronda, esteve em muito bom plano, com vitórias diante da costa-marfinense Zouleiha Dabonne (48.ª), da turca Ozlem Yildiz (29.ª), já no ponto de ouro, da mongol Ichinkhorloo Munkhtsedev (28.ª), seguindo para as meias-finais.

Nessa fase, perdeu já no prolongamento com a francesa Priscila Gneto (12.ª), por “ippon”, aos 02.27 minutos (06.27 no total do combate), sendo então relegada para a discussão do bronze, com a ucraniana Daria Bilodid, judoca que em curto espaço de tempo subiu dos -48 para os -57 kg.

Aos 37 anos, Monteiro, bronze no Rio 2016, procura estar nos quintos Jogos Olímpicos da carreira, em Paris 2024, e chegou à capital francesa, casa de um dos mais reputados torneios do judo mundial, a recuperar de uma paragem desde novembro, devido a uma lesão contraída ao serviço do Benfica na Liga dos Campeões de clubes, em que lograram o bronze.

Já Bilodid, antiga campeã do mundo por duas vezes, e bronze em Tóquio 2020, somou nova conquista agora num peso superior, afastando a portuguesa de uma sexta medalha neste Grand Prix, após o ouro de 2012 e 2015, a prata de 2007 e o bronze de 2008 e 2011.

Também este sábado, Bárbara Timo (-63 kg) caiu na segunda ronda, ao perder com a cubana Maylin del Toro Carvajal, no “golden score”, por “waza ari”, no fim de semana seguinte ao ouro conquistado no Grand Prix de Portugal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+