Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ténis

Austrália baralha "ranking". Sabalenka é a nova número dois, Rybakina sobe ao "top-10"

30 jan, 2023 - 10:40 • Redação

Swiatek mantém-se firme na liderança da hierarquia mundial de ténis. Francisca Jorge alcança melhor classificação da carreira.

A+ / A-

O Open da Austrália mexe com o "ranking" WTA. A campeã do primeiro torneio do Grand Slam do ano, Aryna Sabalenka, é a novo número dois e a finalista vencida, Elena Rybakina, sobe pela primeira vez ao "top-10".

Sabalenka derrotou Rybakina na final de Melbourne e conquistou o seu primeiro Major, o que permite à tenista bielorrussa subir três lugares, para número dois, igualar o melhor "ranking" da carreira. Já a cazaque escala 15 posições, até ao décimo posto, melhor classificação pessoal.

Rybakina já podia estar entre as dez melhores tenistas do mundo há mais tempo, dado que se sagrou campeã de Wimbledon em 2022. No entanto, na altura, a WTA decidiu não contabilizar os pontos do torneio britânico, por discordar da decisão da organização de impedir a inscrição de atletas russos e bielorrussos, devido à invasão da Ucrânia.

Entre as portuguesas, o destaque vai para Francisca Jorge, a mais cotada, que sobe nove lugares, para 295.ª, a melhor classificação da carreira.

Swiatek firme no trono. Semifinalistas vencidas disparam


Os resultados na Austrália mexem com o "top-20" mundial, contudo, não tiram Iga Swiatek da liderança. A polaca, elimina na quarta ronda por Rybakina, tem mais de 4.000 pontos de vantagem sobre Sabalenka.

A tunisina Ons Jabeur, a norte-americana Jessica Pegula, a francesa Caroline Garcia e a grega Maria Sakkari descem todas uma posição, para número três, quatro e cinco, respetivamente. A americana Coco Gauff e a suíça Belinda Bencic sobem um lugar, cada, para sexta e nona.

Nota para as subidas de cinco lugares, para 12.ª, da letã Jelena Ostapenko (semifinalista vencida por Rybakina), e de oito, para 16.ª, da bielorrussa Victoria Azarenka (caiu nos "quartos", também com a cazaque).

Contudo, o grande destaque, em termos de escaladas, vai para a polaca Magda Linette, que chegou às meias-finais na Austrália (caiu perante Sabalenka) e ascende 23 lugares. É agora a número 22 do mundo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+