Tempo
|
A+ / A-

José Manuel Constantino

Comité Olímpico de Portugal aprova reintegração de atletas russos e bielorrussos

27 jan, 2023 - 11:36 • Carlos Dias , Inês Braga Sampaio

José Manuel Constantino considera "positiva" a abertura do Comité Olímpico Internacional e lembra que, historicamente, "foram os governos que aprisionaram os comités olímpicos nacionais" a posições alinhadas com motivações políticas.

A+ / A-

O presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP) apoia a reintegração dos atletas russos e bielorrusos nas competições internacionais, abertura manifestada pelo Comité Olímpico Internacional (COI).

Em declarações à Renascença, José Manuel Constantino faz votos para que, até aos Jogos Olímpicos de 2024, "se encontre uma solução que permita a participação dos atletas russos e bielorrussos".

"Creio que é um sinal que o Comité Olímpico Internacional deu e parece-me um sinal positivo", salienta o presidente do COP.

"Em que contexto, em que modalidade e quais as circunstâncias? Acho que vamos ter de aguardar para ter uma posição mais definida sobre essa matéria", acrescenta, nesta entrevista a Bola Branca.

"Governos aprisionaram comités olímpicos"


José Manuel Constantino não se esquece que a exclusão de atletas russos e bielorrussos se deveu à invasão da Rússia, com apoio da Bielorrússia, à Ucrânia. Por isso espera que, até Paris 2024, "se encontre uma solução pacífica e que os atletas possam participar nos Jogos Olímpicos".

No entanto, salienta que, historicamente, "foram os governos que aprisionaram os comités olímpicos nacionais a posições decorrentes do posicionamento estratégico relativamente a conflitos mundiais".

"Aconteceu com os Estados Unidos relativamente à antiga União Soviética, aconteceu com a antiga União Soviética relativamente aos Estados Unidos. No histórico dos conflitos internacionais, em muitas circunstâncias, os eventos desportivos e, particularmente, os eventos olímpicos são contaminados por dinâmicas de natureza política, por força das imposições que muitos governos procuram impor aos seus comités olímpicos nacionais", sustenta o presidente do COP.

A Ucrânia já ameaçou boicotar os Jogos Olímpicos de Paris 2024 caso os atletas russos e bielorrussos sejam reintegrados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Desabafo Assim
    27 jan, 2023 Porto 12:32
    Estrelas de David ao peito, os adultos de hoje gerem mal as benesses e não têm direito algum, para impôr castigos à juventude, pois estes inventos são da juventude. Os praticantes das guerras deveriam ter idade mínima, fora dos cuidadores, dos jovens, os batalhões de guerriadores deveriam ser só para aqueles que assim o decidiram acabar assim as suas estadias aqui, matar semelhantes em nome de uma bandeira. Querem definir direitos humanos fora do amor dado pelo semelhante e assim legalizam guerras, descriminação e opressão. É bom, tempos ímpares, mas redundantes, temos ainda de evoluir mais e mais, assim nos é concedido o tempo de vida. O todos de hoje são os "ninguéns" de amanhã, estamos todos no mesmo barco, a bem ou a mal nada representamos para a humanidade do amanhã, menos que pedras de uma calçada. Eu não represento nada, que valor tem para mim o meu trisavô? Nada.

Destaques V+