Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Morreu Shintaro Yokochi, histórico treinador de natação em Portugal

15 jan, 2023 - 23:30 • Redação

Em 1958, com 22 anos, mudou-se para Portugal para ser treinador de natação e ficou-se pelo país.

A+ / A-

O histórico treinador japonês Shintaro Yokochi, que se destacou como treinador de natação no SL Benfica, morreu este domingo, aos 87 anos.

A notícia é confirmada pelo clube "encarnado", em nota de pesar.

"O Sport Lisboa e Benfica expressa a suas mais sentidas condolências pela morte de Shintaro Yokochi, histórico treinador de natação do Clube e pai do atleta Alexandre Yokochi", lê-se.

Nascido a 31 de outubro de 1935, tinha nove anos e vivia numa aldeia perto de Hiroshima quando caiu a primeira bomba nuclear no Japão. Ao Expresso, em 2000, contou como nunca esqueceu as pessoas da sua aldeia que morreram nesse dia trágico.

Depois da guerra, Shintaro Yokochi fez da natação a sua vida, começando a carreira, enquanto atleta, no país natal.

Em 1958, com 22 anos, mudou-se para Portugal para ser treinador de natação e ficou-se pelo país.

Passou pelo Sport Algés e Dafundo, pelo FC Porto e pelo SL Benfica.

O filho, Alexandre Yokochi, foi atleta de natação pelo clube "encarnado" durante toda a sua carreira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuel Macedo
    16 jan, 2023 Porto 00:31
    Grande mestre de nataçào,grande ser humano. Tive a honra de o ter como nosso treinador de natação, na POLICIA MILITAR. E como colega na Policia Militar, nas aulas de JUDO, com o GRANDE MESTRE E GRANDE SER HUMANO KAWOIASH. DOIS SAUDOS SERES HUMANOS. QUE DEUS OS GUARDE

Destaques V+