Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Surfista morre no "canhão da Nazaré"

05 jan, 2023 - 18:17 • Celso Paiva Sol

Surfista ainda foi levado para o areal por uma das motos de água de assistência, mas as manobras de reanimação não surtiram efeito.

A+ / A-

O surfista brasileiro Márcio Freire, de 47 anos, morreu esta quinta-feira à tarde na praia do Norte, na Nazaré.

O incidente ocorreu por volta das 16h20, indica a Autoridade Marítima, em comunicado.

Depois de sofrer uma queda, o surfista foi levado para o areal por uma das motos de água que ali se encontrava a dar apoio aos surfistas.

Ainda houve tentativas de reanimação por parte de elementos da Polícia Marítima, dos Bombeiros da Nazaré, e também do INEM, mas o óbito acabou por ser declarado no local.

Em comunicado, a Autoridade Marítima revela que o caso foi remetido para o Ministério Público, e que para a praia do Norte foi acionado o gabinete de psicologia da Polícia Marítima.

O jornal brasileiro "Folha de São Paulo" revelou que a vítima deste acidente foi Márcio Freire, um dos pioneiros do surf em ondas grandes.

A Câmara da Nazaré refere, em comunicado, que o “surfista sofreu um acidente, enquanto surfava, que o deixou inanimado”.

“Os surfistas que estavam na água, e tal como está definido no plano de segurança, procederam ao resgate do surfista para a praia onde, numa primeira instância, foi socorrido pela equipa de nadadores-salvadores, posteriormente reforçada pela equipa do CAR Surf da Nazaré, pelos Bombeiros da Nazaré e por uma viatura VMER.”

A autarquia lamenta que, “apesar de todos os esforços, as manobras de reanimação acabaram por se demonstrar infrutíferas, tendo o óbito sido declarado, pela médica presente no local”.

“O Município da Nazaré apresenta os seus mais profundos pêsames a toda a família enlutada bem como a toda comunidade surfista e deixa um agradecimento público a todos os que tudo fizeram para evitar este desfecho”.

[notícia atualizada às 20h42]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+