Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Triplo Salto

Pichardo é um dos dez finalistas ao prémio de melhor atleta mundial de 2022

13 out, 2022 - 14:29 • Lusa

O atleta português conquistou a medalha de ouro de triplo salto nos Mundiais de Eugene, nos EUA, com a melhor marca mundial do ano (17,95 m), e nos Europeus de Munique, na Alemanha.

A+ / A-

O português Pedro Pichardo, campeão europeu e mundial do triplo salto, é um dos 10 nomeados para o prémio de atleta mundial de 2022, conforme anunciou, esta quinta-feira, a World Athletics.

Pichardo, de 29 anos, natural de Cuba, conquistou a medalha de ouro nos Mundiais de Eugene, nos Estados Unidos, com a melhor marca mundial do ano (17,95 metros), e nos Europeus de Munique, na Alemanha. Também obteve a medalha de prata nos Mundiais de pista coberta de Belgrado.

O atleta português, que também é o campeão olímpico em exercício, por ter vencido a prova do triplo salto dos Jogos de Tóquio 2020, ficou de fora da lista final de três nomeados para o prémio de melhor atleta europeu de 2022, que integra Duplantis, o norueguês Jakob Ingebrigtsen e o grego Miltiadis Tentoglou.

Ingebrigtsen, campeão mundial dos 5.000 metros, vice-campeão dos 1.500 metros e vencedor das duas distâncias nos Europeus, também é um dos candidatos ao troféu da World Athletics, ao contrário de Tentoglou, mas o favoritismo recai sobre Duplantis e o queniano Eliud Kipchoge.

O sueco bateu por três vezes o recorde mundial durante o ano passado, para 6,21 metros ao ar livre e 6,20 em pista coberta, e conquistou todos os principais títulos: campeão mundial em Eugene e Belgrado e europeu em Munique.

Kipchoge também melhorou o recorde do mundo da maratona, que já lhe pertencia e passou a cifrar-se em 2:01.09 horas, tendo ainda vencido as maratonas de Belim e de Tóquio.

O esloveno Kristjan Ceh (lançamento do disco), o brasileiro Alison dos Santos (400 metros barreiras), o marroquino Soufiane El Bakkali (3.000 metros obstáculos), os norte-americanos Grant Holloway (110 metros barreiras) e Noah Lyles (200 metros) e o granadino Anderson Peters (lançamento do dardo), todos campeões mundiais, completam o lote de candidatos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+