Tempo
|
A+ / A-

Richie Porte despede-se do ciclismo citando Forrest Gump

13 set, 2022 - 12:44 • Lusa

O ciclista australiano tinha previsto um adeus ao ciclismo na estrada, mas a Volta à Grã-Bretanha foi cancelada, devido à morte da Rainha Isabel II.

A+ / A-

O ciclista australiano Richie Porte (INEOS) colocou oficialmente um ponto final na sua carreira, depois de ter sido "impedido" de o fazer na estrada, devido ao cancelamento da Volta à Grã-Bretanha após a morte da Rainha Isabel II.

"Não fazia ideia na altura, mas esta seria a última vez que iria assinar [o livro de ponto] antes de uma etapa como ciclista profissional. Fim de um capítulo de 13 anos na minha vida, com algumas das memórias mais incríveis", escreveu o agora ex-corredor, numa publicação na rede social Twitter, ilustrada por uma fotografia que lhe foi tirada antes do início da quinta etapa da Volta a Grã-Bretanha.

Ciclista emblemático do pelotão, quer pela sua perseverança, quer pelos vários azares de que foi vítima ao longo da sua carreira, Porte, de 37 anos, escolheu a prova britânica para se despedir do pelotão, mas acabou por ver a sua despedida abruptamente encurtada devido ao cancelamento da corrida, na sequência da morte da Rainha Isabel II na quinta-feira.

Vencedor de algumas das principais corridas do calendário internacional, como o Critério do Dauphiné (2021), o Paris-Nice (2013 e 2015), a Volta à Catalunha (2015), o Tour Down Under (2017 e 2020), a Volta à Suíça (2018) ou a Volta à Romandia (2017), o australiano nunca foi feliz nas grandes Voltas até 2020, quando, contra todos os prognósticos, foi terceiro classificado do Tour e subiu ao pódio nos Campos Elísios.

"Nunca poderia ter imaginado, enquanto miúdo a crescer na Tasmânia, que seria suficientemente sortudo para viajar o mundo a pedalar, representar algumas das melhores equipas do ciclismo e conhecer tanta gente brilhante no caminho", prosseguiu Porte.

Após iniciar o seu percurso na Saxo Bank (2010), passou pela Sky (2012-2015), pela BMC (2016-2018) e pela Trek-Segafredo (2019-2020), antes de regressar à formação britânica para assumir o papel de trabalhador.

"Agradeço todas as mensagens e o apoio na estrada durante a Volta à Grã-Bretanha. Estou preparadíssimo para desfrutar do novo capítulo, mas que brilhante viagem foi esta. Como disse Forrest Gump, 'Estou muito cansado. Acho que vou para casa agora'", concluiu.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+