Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Europeus Multidesportos

Inês Henriques nona nos 35 km marcha

16 ago, 2022 - 11:07 • Redação com Lusa

Vitória Oliveira desistiu da prova, em Munique, que teve como vencedora a grega Antigoni Ntrismpioti.

A+ / A-

Inês Henriques terminou os 35 km marcha dos Europeus de atletismo no nono lugar. Até aos 25 quilómetros, Inês Henriques seguia no quinto posto, a 3.14 da grega Antigoni Ntrismpioti, que agarrou o comando aos 18 quilómetros e nunca mais o largou.

A portuguesa começou, porém, a perder fulgor e, aos 28 quilómetros, já era oitava, a 5.19 minutos, caindo ainda mais um lugar para terminar em 2:58.34, a 11.35 do ouro.

Foi com bandeira da Grécia aos ombros e um enorme sorriso que Antigoni, de 38 anos, cumpriu as últimas centenas de metros da prova, concluída em 2:47.00 horas, batendo a espanhola Raquel González por 2.11 minutos e a húngara Viktoria Madarász, que fixou um novo recorde pessoal, por 2.59.

Vitória Oliveira, a outra atleta portuguesa em prova, desistiu da prova. Há três semanas, Inês Henriques tinha sido 13.ª nos Mundiais de Eugene, nos Estados Unidos, com 2:51.12.

A portuguesa, de 42 anos, foi campeã mundial na primeira e única vez que houve 50km para mulheres em Mundiais de atletismo, em Londres 2017.

Na sua estreia em Europeus, Vitoria Oliveira, de 29 anos, queria ficar entre as 15 melhores, contudo acabaria por desistir, logo após os 20 quilómetros, quando seguia em 13.ª.ª, a 3.38 minutos da liderança.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+