Tempo
|
A+ / A-

Ciclismo

Francisco Campos nega acusações de doping. "Sempre estive limpo"

03 ago, 2022 - 15:51 • Lusa

O ciclista da Efapel desmente ter assumido ao diretor desportivo uma violação do regulamento interno.

A+ / A-

O ciclista Francisco Campos desmentiu esta quarta-feira ter assumido perante o diretor desportivo da Efapel uma violação do regulamento interno da equipa, garantindo estar "limpo de qualquer substância ilícita" e de "consciência tranquila".

"O diretor desportivo da Efapel, José Azevedo, mencionou que não cumpri o regulamento interno da equipa e que confessei não o ter cumprido. Fui, de facto, um dos elementos alvo de rusga por parte da Polícia Judiciária e fui constituído arguido, no entanto, desminto que tenha confessado que comuniquei ao diretor Azevedo que não cumpri o regulamento interno. Nenhum elemento das rusgas encontrou qualquer tipo de substância ilícita em minha casa, porque não as utilizo, nem nunca utilizei", esclareceu o corredor de 24 anos, em comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo Francisco Campos, nas buscas realizadas na terça-feira pela Polícia Judiciária (PJ), "o único achado foi material médico selado pertencente à família da casa" onde reside.

"Estou de consciência tranquila em relação a qualquer acusação feita, uma vez que fui controlado regularmente pela ADoP [Autoridade Antidopagem de Portugal] e WADA [Agência Mundial Antidopagem], sem nunca ter qualquer alteração nas análises feitas", indicou.

Para além disso, de acordo com Campos, a própria equipa controlava os ciclistas "quinzenalmente" e o diretor desportivo da Efapel sabia que "estava e sempre" esteve "limpo de qualquer substância ilícita".

"Lamento a atitude vinda do líder da equipa da Efapel, que não se inteirou dos factos, utilizou uma linguagem duvidosa e insinua suspeitas de algo que não corresponde à realidade. José Azevedo não me quis ouvir e trouxe o meu nome para a comunicação social, causando-me danos pessoais e profissionais", acusou.

O corredor disse ainda estar "tranquilo em relação a esta situação" e acreditar que "a justiça será feita".

A PJ realizou na terça-feira buscas "em locais ligados a equipas de ciclismo" no âmbito da operação "Prova Limpa", confirmou à Lusa fonte ligada à investigação, esclarecendo que o objetivo "principal foi a recolha de prova, nomeadamente documentação".

A mesma fonte detalhou que a PJ "realizou buscas em vários pontos do país, em simultâneo, em locais ligados a equipas de ciclismo, no âmbito da operação "Prova Limpa"", tendo estas "como objetivo principal a recolha de prova, nomeadamente de documentação e não a detenção de qualquer suspeito".

As buscas aconteceram a dois dias do arranque da 83.ª Volta a Portugal em bicicleta, que estará na estrada entre quinta-feira e 15 de agosto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+