Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ciclismo

Diretor da AdoP revela ameaças após suspensão da W52-FC Porto

28 jul, 2022 - 21:20 • Redação

António Júlio Nunes recebeu um cartucho no correio e revela que "foi necessário colocar a família em casa sob vigilância policial".

A+ / A-

O diretor-executivo da Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP) diz ter sido alvo de ameaças após a suspensão à W52-FC Porto e até recebeu um cartucho no correio como forma de intimidação.

António Júlio Nunes, numa publicação entretanto apagada na rede social "LinkedIn", afirmou que "infelizmente, as ameaças à minha integridade física estão a acumular-se, e infelizmente foi necessário colocar a minha família em casa sob vigilância policial".

O dirigente da AdoP diz que fará "sempre o trabalho com o mesmo rigor, transparência e honestidade tal como venho a fazer nos últimos 10 anos da minha vida".

Mais tarde, António Júlio Nunes mostrou ainda um cartucho que recebeu no correio: "Alguém colocou uma bala na minha caixa de correio".

António Júlio Nunes pede uma reflexão do ciclismo nacional: "O ciclismo em Portugal está a passar por tempos conturbados, mas talvez agora seja o melhor momento para quem realmente ama este desporto para encontrar soluções para proteger esse mesmo desporto que tem um lugar seguro no coração de todos os portugueses".

Oito ciclistas e dois elementos do "staff" foram suspensos por doping. No final de abril, 10 corredores da W52-FC Porto foram constituídos arguidos e o diretor desportivo da equipa, Nuno Ribeiro, foi mesmo detido, assim como o seu adjunto, José Rodrigues, no decurso da operação.

Esta quinta-feira, o FC Porto anunciou, em comunicado, que suspendeu o contrato em vigor com a sua equipa de ciclismo.

A estrutura W52, ligada ao FC Porto há seis épocas, venceu as últimas nove edições da Volta a Portugal, mas os triunfos do seu corredor espanhol Raúl Alarcón, em 2017 e 2018, foram-lhe retirados também por "uso de métodos e/ou substâncias proibidas".

[Atualizado às 11h21 - fotografia do cartucho]

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+