Tempo
|
A+ / A-

FC Porto suspende contrato com equipa de ciclismo até "desfecho dos processos"

28 jul, 2022 - 19:12 • Redação

Clube vai aguardar pelo "desfecho dos processos em curso por forma a proceder à reavaliação da presente decisão". UCI retirou a licença desportiva à W52-FC Porto por doping.

A+ / A-
Foto: Nuno Veiga/Lusa
Foto: Nuno Veiga/Lusa
Foto: Nuno Veiga/Lusa
Foto: Nuno Veiga/Lusa

O FC Porto anunciou, em comunicado, que suspendeu o contrato em vigor com a sua equipa de ciclismo, depois da União Ciclista Internacional ter retirado a licença desportiva à equipa por doping.

"Na sequência de decisão emanada pela UCI quanto à licença desportiva da Associação Calvário Várzea Clube de Ciclismo, impedindo esta de participar na próxima Volta à Portugal, o Futebol Clube do Porto vem informar que suspendeu o Contrato de Naming e Licenciamento de Marca celebrado com a referida Associação", pode ler-se na nota.

O clube explica que vai aguardar pelo "desfecho dos processos em curso por forma a proceder à reavaliação da presente decisão".

A União Ciclista Internacional suspendeu a W52-FC Porto por doping, o que impediu a equipa de participar na Volta a Portugal.

A regressar de Espanha, Adriano Quintanilha, patrão da W52-FC Porto, assumiu à Renascença que foi apanhado de surpresa pela decisão e revela que já tinha ciclistas contratados para participarem na Volta.

"Nem sei bem o que se está a passar. Recebi uma chamada para vir embora e cancelar a reunião com ciclistas. Ainda não posso dizer nada. Até ontem garantiram-me que a equipa não tinha nada e para andar rapidamente para inscrever os atletas até sexta-feira ou até segunda-feira. Estou desde segunda quase sempre em Espanha, já tinha as contratações todas feitas e hoje é uma surpresa a ser bombardeado com isto", disse.

Na segunda-feira, a W52-FC Porto tinha afirmado que "que sempre pugnou pela verdade e o fair-play desportivo, bem como pela condenação do uso de quaisquer substâncias dopantes".

Oito ciclistas e dois elementos do "staff" foram suspensos por doping. No final de abril, 10 corredores da W52-FC Porto foram constituídos arguidos e o diretor desportivo da equipa, Nuno Ribeiro, foi mesmo detido, assim como o seu adjunto, José Rodrigues, no decurso da operação.

A estrutura W52, ligada ao FC Porto há seis épocas, venceu as últimas nove edições da Volta a Portugal, mas os triunfos do seu corredor espanhol Raúl Alarcón, em 2017 e 2018, foram-lhe retirados também por "uso de métodos e/ou substâncias proibidas".

A 83.ª edição da Volta a Portugal vai para a estrada entre os dias 4 e 15 de agosto, arranca com um prólogo em Lisboa, conta uma passagem por Espanha, em Badajoz, e termina com um contrarrelógio entre Porto e Vila Nova de Gaia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+