Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Benfica conquista Liga Europeia de andebol

29 mai, 2022 - 20:13 • Carlos Calaveiras

Triunfo histórico decidido no prolongamento.

A+ / A-
Fotos: Tiago Petinga/Lusa (clique na seta para ver a fotogaleria)
Fotos: Tiago Petinga/Lusa (clique na seta para ver a fotogaleria)

O Benfica derrota o Magdeburgo por 40-39, após prolongamento, e conquista a Liga Europeia de andebol, a segunda prova europeia da modalidade.

Ao intervalo, os encarnados venciam por 15-14 e empataram a 32, a três segundos do final.

No prolongamento a equipa da Luz manteve-se na partida mesmo com vários momentos em inferioridade numérica.

Hernandez, Rahmel e Belone foram decisivos.

Os encarnados fazem história para o andebol português, conseguem o primeiro título europeu para o museu da Luz e a primeira conquista desta prova para o país.

A equipa alemã, derrotada este domingo em Lisboa, era a atual detentora do troféu.

O levantar da Taça foi assim:

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou hoje o Benfica pela conquista da Liga Europeia de Andebol, "o maior feito da história do andebol português ao nível de clubes".

"O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa felicita o Sport Lisboa e Benfica pela conquista da Liga Europeia de Andebol cuja fase final ["Final Four"] se disputou em Lisboa, na Altice Arena", pode ler-se numa nota publicada na página oficial da Presidência da República na Internet.
Com esta vitória frente à equipa alemã SC Magdeburg, por 40-39, após prolongamento, o Benfica "alcançou o maior feito da história do andebol português ao nível de clubes", enaltece o chefe de Estado.

"A competição teve lugar em Lisboa, por escolha da European Handball Federation, o que prova a excelência das competências nacionais na organização e acolhimento de grandes eventos internacionais", elogia ainda.

Portugal passa a ter quatro troféus continentais, depois de três na Taça Challenge, a terceira prova da hierarquia da Federação Europeia de andebol (EHF), conquistados pelo Sporting, em 2009/10 e 2016/17, e o ABC Braga, em 2015/16.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joaquim Correto
    29 mai, 2022 Paços 21:53
    Muitos parabéns aos grandes campeões!

Destaques V+