Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ciclismo

Girmay fez história, magoou-se ao abrir o champanhe e agora diz adeus ao Giro

18 mai, 2022 - 09:24 • Inês Braga Sampaio

O ciclista da Eritreia, de 22 anos, tornou-se o primeiro africano negro a vencer uma etapa da Volta a Itália. No entanto, a rolha do champanhe lesionou-lhe um olho e obriga-o a retirar-se.

A+ / A-
Girmay celebrou com o olho esquerdo fechado. Foto: Maurizio Brambatti/EPA
Girmay celebrou com o olho esquerdo fechado. Foto: Maurizio Brambatti/EPA
Girmay magoou-se ao abrir a garrafa de champanhe. Foto: Maurizio Brambatti/EPA
Girmay magoou-se ao abrir a garrafa de champanhe. Foto: Maurizio Brambatti/EPA
Foto: Maurizio Brambatti/EPA
Foto: Maurizio Brambatti/EPA
Girmay fez história na Volta a Itália. Foto: Maurizio Brambatti/EPA
Girmay fez história na Volta a Itália. Foto: Maurizio Brambatti/EPA

Biniam Girmay foi da euforia à desilusão numa questão de horas. O ciclista eritreu, de 22 anos, tornou-se, na terça-feira, o primeiro africano negro a vencer uma etapa de uma grande volta e, esta quarta-feira, anunciou a desistência da Volta a Itália. A culpa é de uma rolha.

Depois de vencer, ao "sprint", a décima etapa do Giro, Girmay subiu ao palco para celebrar. Porém, ao abrir a tradicional garrafa de champanhe, a rolha acertou-lhe no olho esquerdo. O ciclista da Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux festejou com o olho fechado e, no final, teve de ser levado para o hospital, de ambulância, para realizar exames médicos.

Esta quarta-feira, a equipa de Girmay anuncia que os exames revelaram uma hemorragia na câmara anterior do olho esquerdo, que requere "o máximo de cuidado e descanso". O médico da Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux, Piet Daniels, desaconselha todo o tipo de atividade física.

"A nossa prioridade é uma recuperação em pleno e por isso é que, juntos, decidimos com o ciclista e a direção desportiva que Biniam não alinhará no arranque da 11.ª etapa [do Giro]", sublinhou, citado no site oficial da equipa, que acrescenta que Girmay não correrá mais na Volta a Itália.

A 11.ª etapa arranca, esta quarta-feira, em Santarcangelo di Romagnia e termina, 203 quilómetros depois, em Reggio Emilia. É plana, sem prémios de montanha. O português João Almeida (UAE EmirateS) parte do segundo lugar da classificação geral individual, a 12 segundos do camisola rosa, o espanhol Juan Pedro López (Trek-Segafredo).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+