Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Basquetebol

Neemias Queta pode estrear-se pela seleção nacional no verão

05 mai, 2022 - 13:20 • Redação

Em conversa no programa Café da Manhã, da RFM, o poste português diz que a seleção é "um projeto de futuro" e admite que a chegada à NBA permitiu "uma vida mais confortável".

A+ / A-

Neemias Queta admite a possibilidade de se juntar à seleção nacional de basquetebol "possivelmente este verão", naquele que é um "projeto de futuro" para o primeiro jogador português de sempre na NBA.

O poste dos Sacramento Kings esteve na Renascença e no programa Café da Manhã da RFM , esta quinta-feira, e deixou a possibilidade de começar a representar a seleção portuguesa já a partir do próximo verão: "É um projeto de futuro. Estamos a trabalhar nisso, possivelmente este verão. Ainda não está nada confirmado."

Primeiro português a fazer carreira na maior liga de basquetebol do mundo, Neemias Queta admite que a entrada na NBA "abriu muitas portas".

"Deu-me oportunidade de começar uma vida boa, para mim e para a minha família. Poder ter uma vida mais confortável", diz.

Na época de 2021/22, o português somou 120 minutos de jogo pela equipa principal dos Sacramento Kings, nos quais somou 45 pontos, 31 ressaltos, seis assistências e oito desarmes de lançamento.

Fazendo uma reflexão sobre o primeiro ano na NBA, garante que melhorou muito e olha para o futuro: "Este ano, com as rotações que tive na G-League, deu para evoluir e para saber o que preciso para no próximo ano estar na equipa principal."

O poste teve mais tempo de jogo nos Stockton Kings, equipa satélite. Foi chamado aos mesmos 14 jogos que nos Sacramento Kings, mas jogou 395 minutos na divisão secundária. Acabou a temporada com 230 pontos (16,4 por jogo), 110 ressaltos (7,9), 26 assistências (1,9) e 27 desarmes de lançamento (1,9).

A cumprir um sonho, Neemias admite que ainda fica estupefacto com os adversários que enfrenta. "Jogadores que sempre viste numa realidade diferente, e pensar que são intocáveis, e agora estão à minha frente", confessa.

Ainda sobre os adversários, o basquetebolista afirma que a modalidade beneficia com a variedade de nacionalidades na NBA: "O jogo está a ficar cada vez mais global e dá para ver que está a ser melhor para o jogo."

Interesse pelo basquetebol e chegada à NBA


Neemias Queta também aborda o início do seu percurso como basquetebolista e lembra o momento em que começou a olhar para o basquetebol com mais atenção.

"Comecei a levar o basquetebol mais a sério com 17 anos", explica Neemias, que, no princípio, via o basquetebol como "uma diversão".

Do Barreiro à NBA, o português olha para este percurso como reflexo do seu empenho.

"É uma combinação de olheiros olharem para ti durante os anos e verem o progresso que tens feito durante. A partir dai veem o potencial que tens e o que podes vir a fazer na liga", remata.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+