Tempo
|
A+ / A-

Ténis

Quinto "set" poderá ir até aos dez pontos em todos os torneios do Grand Slam

16 mar, 2022 - 18:14 • Lusa

Roland Garros será o primeiro a adaptar a regra, que também se aplicará a Open da Austrália, que já funciona assim, Wimbledon e US Open.

A+ / A-

Os quatro torneios do Grand Slam de ténis - Open da Austrália, Roland Garros, Wimbledon e US Open - vão adotar o mesmo formato no quinto "set". Em caso de empate por 6-6, o parcial decisivo será disputado até aos 10 pontos.

A decisão foi anunciada, esta quarta-feira, pelo Comité do Grand Slam e entrará em vigor em Roland Garros, de 22 de maio a 5 de junho, na terra batida parisiense. É uma forma de “criar uma maior coerência nas regras de jogo” e “melhorar a experiência os jogadores e adeptos”.

“Esta decisão, aprovada pelo Comité de Regras do Ténis, regido pela ITF [International Tennis Federation], será aplicada em todos os torneios do Grand Slam, na competição de singulares e pares masculinos, singulares e pares femininos, no torneio de cadeiras de rodas e provas singulares de juvenis”, especificou o comunicado.

No Open da Austrália, primeiro Major da temporada, já se joga um "tie-break" até aos 10 pontos em caso de empate 6-6 no quinto set. Roland Garros não tem qualquer limite de jogos no desempate. Wimbledon já teve algumas das mais épicas finais da história do ténis, fruto, também, de a quinta partida, em caso de empate, ir até ao 12-12, antes de se disputar o "tie-break". No US Open, uma vez atingido o 6-6 no quinto parcial, o desempate é disputado até aos sete pontos.

“O Comité do Grand Slam pretende acompanhar isto ao longo de um ano, com o WTA, o ATP e a ITF, antes de solicitar qualquer alteração permanente às regras”, defendeu o mesmo comunicado.

A alteração às regras começou a ser equacionada depois de o norte-americano John Isner ter vencido o francês Nicolas Mahut no derradeiro parcial da primeira ronda de Wimbledon, em 2010, por 70-68, ao fim de oito horas e 11 minutos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+