Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sergey Bubka coordena ajuda olímpica à Ucrânia

03 mar, 2022 - 17:16 • Lusa

Ex-campeão olímpico do salto com vara foi nomeado pelo Comité Olímpico Internacional para ajudar a coordenar ajuda humanitária ao país invadido.

A+ / A-

Veja também:


O presidente do Comité Olímpico da Ucrânia, o antigo campeão olímpico do salto com vara Sergey Bubka, foi nomeado pelo Comité Olímpico Internacional (COI) como coordenador do esforço de ajuda humanitária ao país face à invasão russa.

Bubka coordenará a "avalanche de solidariedade" que o país tem recebido por parte da comunidade olímpica internacional, notou o presidente do COI, Thomas Bach, numa carta aberta a todo o movimento desportivo.

"Respondendo à crise humanitária em curso, o COI e o Comité Olímpico da Ucrânia estão a receber uma avalanche de solidariedade de todo o movimento olímpico. Muitos comités nacionais e federações já lançaram iniciativas para ajudar atletas exilados a todos os níveis, esforços que aplaudimos e encorajamos", explicou o dirigente.

No documento, fica explícito que Sergey Bubka foi convidado "de urgência" a coordenar o esforço, a partir de Lausana, na Suíça, para assegurar a distribuição e atribuição de bens e outras possibilidades.

"A longo prazo, a Fundação Refúgio Olímpico está bem preparada para responder aos impactos iminentes que este conflito armado criará no bem-estar dos ucranianos e das comunidades que os acolherem", acrescenta a missiva.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar com três frentes na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamentos em várias cidades. As autoridades de Kiev contabilizaram, até ao momento, mais de 2.000 civis mortos, incluindo crianças, e, segundo a ONU, os ataques já provocaram mais de 100 mil deslocados e pelo menos 836 mil refugiados na Polónia, Hungria, Moldova e Roménia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+