Tempo
|
A+ / A-

Medvedev destrona Djokovic. É o novo número um do ténis mundial

28 fev, 2022 - 11:00 • Redação

Mais de 18 anos depois, o líder do "ranking" ATP não se chama Roger Federer, Rafa Nadal, Novak Djokovic ou Andy Murray. Medvedev é, ainda, o terceiro russo a chegar a número um.

A+ / A-

O russo Daniil Medvedev é o novo número do ténis mundial.

Na atualização desta segunda-feira, o russo torna-se o 27.º tenista a liderar o "ranking" ATP e o primeiro fora do "Big Four" - Roger Federer, Rafael Nadal, Andy Murray e Novak Djokovic - a fazê-lo desde 2004.

Semifinalista em Acapulco, onde perdeu com Nadal, que viria a sagrar-se campeão, Medvedev, de 26 anos beneficiou da derrota de Djokovic nos quartos de final do torneio do Dubai para destronar o sérvio, que passou 361 semanas, um recorde, no topo da hierarquia ATP.

Medvedev é o primeiro jogador fora do denominado "Big Four" a liderar o "ranking" desde o norte-americano Andy Roddick, a 1 de fevereiro de 2004, há 18 anos, três semanas e seis dias. A última vez que tinha havido um novo número um mundial foi há mais de cinco anos, com Murray, a 7 de novembro de 2016.

“Claro que estou feliz por ser número um. Era o meu objetivo desde novo e, sobretudo, nos últimos tempos”, disse Medvedev, citado pela ATP.

Medvedev é o terceiro russo a alcançar este feito, depois de Yevgeny Kafelnikov e Marat Safin, que passaram, respetivamente, seis e nove semanas na liderança do "ranking".

O vencedor do US Open de 2021 e finalista do último Open da Austrália é também o tenista mais alto (tem 1,98 metros) a ser número um e o sexto mais velho a atingir o topo do ténis masculino pela primeira vez.

Quem também está em alta é Nadal. Imbatível esta época - a última derrota remonta a 5 de agosto de 2021, antes da paragem por lesão no pé esquerdo -, o espanhol, de 35 anos, subiu ao quarto lugar do "ranking".

À sua frente, em terceiro, continua o alemão Alexander Zverev, que esta semana foi desclassificado do torneio de Acapulco depois de bater violentamente com a raquete na cadeira do árbitro, no final de um encontro de pares. O quinto posto é, agora, ocupado pelo grego Stefano Tsitsipas.

O português João Sousa manteve-se no 87.º lugar. Nuno Borges alcançou o seu melhor "ranking" de sempre, ao fixar-se no 165.º.

O tenista de 25 anos subiu seis degraus na hierarquia após ter chegado aos quartos de final no Challenger de Forli 5, uma semana depois de ter sido semifinalista na mesma cidade.

Gastão Elias reentrou no "top-200", sendo agora 199.º, depois de ascender sete lugares.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+