Tempo
|

"Não há descontos". Marcelo usa seleção de futsal para mandar recado ao Governo

"Não há descontos". Marcelo usa seleção de futsal para mandar recado ao Governo

Tempo
|
A+ / A-

07 fev, 2022 - 10:28 • Inês Braga Sampaio

Presidente da República lembra que, como na final do Euro de futsal, ou se ganha ou se perde na recuperação pós-pandemia: "Temos de aproveitar até ao limite todos os fundos europeus."

A+ / A-

Marcelo Rebelo de Sousa disse que o futsal pode ser "inspirador para todo o país" e utilizou o título europeu da seleção nacional para mandar um recado ao Governo.

O Presidente da República recebeu os bicampeões europeus, um dia depois da conquista, no Palácio de Belém, onde realçou o exemplo e "estímulo" que dão às outras seleções, a todo o desporto nacional e ao país.

Numa fase em que Portugal recebe os fundos europeus para combate à crise pós-pandemia, Marcelo salientou ser "fundamental que sejam bem utilizados".

"A tempo, com rigor, transparência, profissionalismo, eficiência, eficácia. Também aqui nós não temos para além do apito final, não temos mais fundos. Ou ganhamos ou perdemos, como aconteceu na final [de futsal]. Temos de aproveitar até ao limite todos os fundos. Aqui não há descontos: o que não for aproveitado dentro do prazo já não é aproveitável", assinalou.

O chefe de Estado revelou, aliás, que quis receber a seleção bicampeã europeia e campeã mundial logo ao regresso a Portugal, precisamente, para vincar "como o futsal pode ser inspirador para todo o país".

"Disse logo ao Jorge Braz [selecionador]: 'têm de vir cá enquanto ainda estão frescos'. Só não recebem ainda o que têm a receber porque foi tudo depressa demais. Mas irão receber aquilo que merecem. Para já, recebem o meu abraço, o abraço de todos os portugueses."

Cerca de uma centena de adeptos esteve presente no aeroporto de Lisboa para receber a seleção portuguesa de futsal, que no domingo se sagrou bicampeã europeia, em Amesterdão.

Após aterrar na pista por volta das 9h00, o capitão João Matos deixou as instalações, erguendo o troféu continental, que depois passou para o selecionador Jorge Braz, antes de circular por grande parte dos jogadores e se aproximar dos presentes.

“É extraordinário ter tocado o céu e regressar à realidade. Foi um feito extraordinário. Estamos de parabéns pelo que fizemos”, afirmou João Matos aos jornalistas.

Portugal sagrou-se, no domingo, bicampeão europeu de futsal, ao derrotar a Rússia, por 4-2, após reviravolta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+