Tempo
|
A+ / A-

Futsal

Portugal procura meias-finais frente à estreante Finlândia

31 jan, 2022 - 12:14 • Lusa

O duelo entre a experiente equipa das quinas, campeã europeia e mundial em título, e a novata Finlândia está agendado para as 16h00, sendo a partida que abre os "quartos" do torneio continental, na Ziggo Dome, em Amesterdão.

A+ / A-

A seleção portuguesa de futsal procura alcançar as meias-finais do Europeu 2022, nos Países Baixos, esta segunda-feira, perante a surpreendente Finlândia, que ultrapassou a fase de grupos com distinção na sua estreia em fases finais da modalidade.

O duelo entre a experiente equipa das quinas, campeã europeia e mundial em título, e a novata Finlândia está agendado para as 16h00, sendo a partida que abre os "quartos" do torneio continental, na Ziggo Dome, em Amesterdão.

Na fase de grupos, os comandados de Jorge Braz almejaram o pleno, com nove pontos, resultantes das vitórias à Sérvia (4-2), Países Baixos (4-1) e Ucrânia (1-0), ao passo que a Finlândia terminou no segundo posto do grupo B, com quatro, somados na vitória à Eslovénia (2-1) e no empate com a Itália (3-3), tendo perdido com o Cazaquistão (6-2).

Portugal e Finlândia já se defrontaram três vezes, com saldo positivo para os lusos — duas vitórias e um empate -, mas, na memória, está ainda essa igualdade (2-2) com os nórdicos, na recente qualificação para o Mundial2021, que Portugal viria a conquistar.

Faz hoje precisamente dois anos desde esse confronto, na Póvoa de Varzim, em que a Finlândia esteve a vencer por 2-0, mas Bruno Coelho (39) e Cardinal (40) ‘salvaram’ a formação portuguesa do desaire nos derradeiros instantes da partida de apuramento.

Os outros dois encontros também decorreram em fases de qualificação, o primeiro em 2009, de apuramento para o Europeu2010, com triunfo de Portugal por 2-1, enquanto, no ‘caminho’ para o Europeu2018, os lusos golearam de maneira convincente, por 5-1.

Também se disputa, esta segunda-feira, outro jogo dos quartos de final da prova, entre o Cazaquistão, vencedor do grupo B, com sete pontos, e a Ucrânia, que terminou na segunda posição do agrupamento de Portugal, com três pontos, a partir das 19h00.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+