Tempo
|
A+ / A-

Pichardo e Fonseca pedem maior apoio para as modalidades

12 jan, 2022 - 00:27 • Lusa

O judoca Jorge Fonseca e o atleta do triplo-salto foram condecorados, esta terça-feira, pelo Presidente da República.

A+ / A-

O judoca Jorge Fonseca e o atleta do triplo-salto Pedro Pichardo reconheceram, esta terça-feira, a honra pela condecoração feita pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, mas pedem maior apoio para as modalidades.

“É uma honra e estou muito feliz por ter recebido este prémio e espero repetir daqui a uns anos. Significa muito, é o valor do meu trabalho, o reconhecimento do Presidente da República pelo país”, confessou Fonseca, medalha de bronze na categoria de -100kg nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Após receber a distinção de Comendador da Ordem do Infante Dom Henrique no Palácio de Belém, o judoca português deixou, contudo, algumas críticas à importância que se dá ao futebol em Portugal, pedindo maior atenção e visibilidade para as modalidades.

“Acho que Portugal para ter mais Jorges Fonsecas precisa de investir na modalidade, só investem e falam de futebol. Fiquei um bocado triste ao ver televisão no final do ano [2021] e só falavam de futebol. Os atletas olímpicos não foram reconhecidos pela televisão portuguesa. Acho que deviam dar mais valor às modalidades, que têm muito para crescer em Portugal, e só falamos em futebol. É um bocado triste”, lamentou.

"Em Portugal só vivemos uma realidade: futebol"


Jorge Fonseca acredita que “se o judo, o atletismo e outras modalidades forem mais valorizadas e tiverem mais destaque social, vamos ter mais Jorges, Patrícias [Mamona], Pichardos, e muitos atletas vão crescer.”

“Em Portugal só vivemos uma realidade: a do futebol. A mim deixa-me triste, mas é a nossa realidade e tive que aprender a viver com isso. É triste olhar para a televisão e só ver futebol e os medalhados olímpicos só serem reconhecidos durante cinco segundos. Por causa disso também não temos mais grandes atletas e podíamos ter muitos mais”, acrescentou.

Além de lamentar a falta de apoio às modalidades, o judoca revela ter objetivos bem definidos para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 e confessa já ter planeado os festejos na companhia do chefe de Estado.

“O objetivo agora é trabalhar para Paris, quero ser campeão olímpico nos Jogos Olímpicos de Paris. Em Tóquio não consegui realizar o meu objetivo, mas espero em Paris conseguir e dançar um pimba com o Presidente da República nesse momento histórico da minha vida”, avançou o novo Comendador da Ordem do Infante Dom Henrique.

"Maios apoio às modalidades e não só ao futebol"


Tal como Fonseca, o campeão olímpico do triplo-salto em Tóquio, Pedro Pablo Pichardo, não escondeu o orgulho por ter recebido hoje a Grã-Cruz da Ordem do Mérito e defendeu igualmente “mais apoio às modalidades e não só ao futebol.”

“Tem um significado muito importante. A nível pessoal, estou muito orgulhoso por ser distinguido pelo Presidente da República e acho que para a modalidade também é muito importante para continuarmos a trabalhar para elevar o nosso nível”, afirmou, frisando ser “sempre bom e gratificante ser reconhecido, ainda mais quando é pelo senhor Presidente da República.”

Para Paris, embora o ciclo olímpico seja mais reduzido (três anos), Pichardo sublinha estar “confiante no trabalho” desenvolvido e não ver nenhum problema na preparação.

“Na nossa vida não temos que colocar pressão, só temos que estar focados e trabalhar. Agora estamos a trabalhar para os Mundiais, de pista coberta e ao ar livre, para estar saudável e tentar atingir o melhor dos resultados”, concluiu.

O atleta paralímpico Norberto Mourão, por sua vez, defendeu que a atribuição do grau de Comendador da Ordem do Mérito é “algo extraordinário.”

“É um momento alto, em que viemos ter com o nosso Presidente para sermos condecorados por uma pessoa que nos deu tanto apoio, desde início, e fez questão de estar connosco antes de irmos para Tóquio. Para nós é um orgulho estar aqui presente e ser condecorado”, afirmou Mourão, medalha de bronze nos 200 metros VL2 da canoagem em Tóquio.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+