Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

ITF suspende torneios na China devido ao caso da tenista Peng Shuai

10 dez, 2021 - 11:55 • Lusa

Em causa estão o paradeiro e a segurança da tenista de 35 anos, após esta ter revelado ter sido abusada sexualmente pelo ex-vice-primeiro-ministro Zhang Gaoli.

A+ / A-

A Federação Internacional de Ténis (ITF) anunciou que não realizará qualquer torneio na China, juntando-se à Associação de Tenistas Femininas (WTA), que suspendeu os torneios previstos para o país, na sequência do caso da jogadora Peng Shuai.

Em 2019, a China recebeu 15 torneios masculinos e 25 femininos, realizados sob a égide da ITF, não tendo sido palco de qualquer competição do organismo em 2020 e 2021 devido à pandemia de covid-19.

No início de dezembro, a Associação de Tenistas Femininas tomou uma decisão idêntica, cancelando nove torneios, entre os quais as Finais WTA, na sequência do caso da jogadora Peng Shuai, de 35 anos.

Em causa estão o paradeiro e a segurança da tenista, de 35 anos, após esta ter revelado, no início de novembro, ter sido abusada sexualmente pelo ex-vice-primeiro-ministro Zhang Gaoli, numa publicação que foi imediatamente retirada da rede social chinesa Weibo.

Apesar de ter reaparecido em 21 de novembro num restaurante de Pequim e num torneio de ténis na capital chinesa, de acordo com vídeos publicados pelos meios de comunicação oficiais chineses, subsistem dúvidas quanto à atual situação da Peng Shuai.

O Comité Olímpico Internacional (COI) já se pronunciou sobre o assunto, afirmando desconhecer o motivo pelo qual a atleta continua em lugar incógnito e sem falar com os que lhe são próximos e garante que não está a pactuar com as autoridades chinesas no silêncio de Peng Shuai.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+