Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Voleibol

Golden League. Portugal com Turquia, Eslováquia e Dinamarca

07 dez, 2021 - 16:03 • Lusa

Seleção portuguesa de voleibol tenta acesso à "final four".

A+ / A-

A seleção portuguesa de voleibol vai disputar a Golden League europeia de 2022 frente a Turquia, vencedora em 2021 e 2019, Eslováquia e Dinamarca, ditou o sorteio realizado esta terça-feira no Luxemburgo.

“É um grupo forte, com destaque para a Turquia, vencedora da última edição, e será sem dúvida um bom desafio”, considerou o novo selecionador nacional João José, que trocou de funções com Hugo Silva, agora no comando da seleção feminina.

A Golden League é uma competição disputada por algumas das principais seleções europeias e dá acesso à denominada Liga das Nações de Voleibol (Volleyball Nations League), antiga Liga Mundial.

Portugal disputou pela primeira vez a VNL em 2019, após ter conseguido vencer a final da Volleyball Challenger Cup 2018, em Matosinhos. Tal como em 2020 e 2021, a seleção vai disputar a Golden League europeia, tentando repetir o feito de 2018 em que atingiu a "final four" da prova.

"Claro que ao olharmos para o grupo, este pode parecer intimidante, mas é tudo uma questão de perspetiva, pois as outras seleções também nos respeitam e estarão certamente a preparar-se para uma ‘poule’ difícil", disse João José aos canais de comunicação da Federação Portuguesa de Voleibol.

O grupo B tem Ucrânia, Espanha, Bielorrússia e Croácia. O C junta Bélgica, República Checa, Estónia e Letónia.

Os vencedores de cada grupo e o organizador apuram-se para a "final four", que em 2022 será disputada na Croácia (18 e 19 de junho). Se o organizador vencer o seu grupo, apura-se o segundo classificado.

O primeiro classificado desta "final four" europeia e o vencedor de 2021 irão disputar a Challenger Cup. Aí, encontrarão os vencedores das competições continentais disputadas sob a égide da NORCECA (América do Norte e Centro), AVC (Ásia) e o vencedor do "play-off" entre o vencedor da CSV (América do Sul) e da CAVB (África), bem como o organizador desta fase (Portugal), num total de seis seleções.

O vencedor da Challenger Cup 2022 apura-se para a Liga das Nações de Voleibol de 2023.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+