Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Basquetebolista do Sporting denuncia racismo de adeptos da Oliveirense

06 dez, 2021 - 08:55 • Sílvio Vieira

No Twitter, Micah Downs relata que os seus companheiros de equipa foram vítimas de insultos e reclama reação da Federação Portuguesa de Basquetebol.

A+ / A-

Micah Downs, basquetebolista norte-americano do Sporting, acusa alguns adeptos da Oliveirense de insultos racistas a jogadores do Sporting, durante o jogo entre as duas equipas, realizado no domingo em Oliveira de Azeméis, a contar para a Liga de basquetebol.

Downs manifesta repulsa pela situação e questiona a federação de basquetebol sobre que ação irá tomar.

"O que aconteceu esta noite [domingo] foi nojento. Adeptos da Oliveirense a gritar e a fazer gestos extremamente racistas. Chamaram macacos aos meus companheiros. O que é que vocês, Federação Portuguesa de Basquetebol, vão fazer sobre isto?", escreve Micah Downs, no Twitter.

Tudo terá começado no final do 3.º período, no momento em que Travante Williams, antigo jogador da Oliveirense, reagiu às vaias do público, após converter um lance livre, fazendo gestos para a bancada.

No final do período, alguns adeptos aproximaram-se do limite da bancada, atrás do banco do Sporting, e um deles terá imitado gestos de um macaco.

Os responsáveis do clube lisboeta reclamaram junto da mesa e reuniram numa zona mais interior. Os ânimos serenaram, mas a partir daí os assobios, sobretudo, a Travante Williams foram mais sonoros, sem que durante a transmissão televisiva fossem percetíveis insultos racistas.

Contactada pela Renascença, a Oliveirense refuta as acusações de racismo e garante que "não se passou nada de especial" no jogo com o Sporting. O presidente do clube de Oliveira de Azeméis descarta, ainda, a possibilidade de ser instaurado um processo disciplinar.

"Passou-se algo, mas uma coisa simples e normal com o Travante. Penso que foi ele que andou durante o jogo quase todo sempre a provocar os adeptos e, depois, dois ou três adeptos reagiram uma ou outra vez de uma forma não muito normal, mas também não tão obsessiva como ele diz. Do meu ponto de vista, nada tem a ver com racismo, até porque o jogador em causa era o Travante, que saiu da Oliveirense para o Sporting. Ele aqui sempre foi bem tratado e acarinhado. São aquelas situações normais de um jogo emotivo e disputado até ao final", sublinha Horácio Bastos.

A Renascença também está a desenvolver contactos com a Federação Portuguesa de Basquetebol e o Sporting para obter mais esclarecimentos sobre o caso.

Tavante Williams, de 28 anos, é norte-americano e está em Portugal desde 2017. Foi bicampeão nacional pela Oliveirense e campeão pelo Sporting, na temporada passada. Foi o melhor marcador dos leões no jogo de domingo com a Oliveirense, com 24 pontos. O Sporting venceu 67-78 e está no 4.º lugar do campeonato, com 15 pontos, em oito jogos. O FC Porto lidera, com 17 pontos, em 11 jogos. a Oliveirense está no 8.º lugar, com 11 pontos, em sete jogos.

[notícia atualizada às 10h28]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+